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Title: A geografia escolar e a educação inclusiva na escola estadual dom Moisés Coelho, Município de Cajazeiras-PB.
Other Titles: School geography and inclusive education at Dom Moisés Coelho State School, Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: ALVES, David de Abreu.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cicera Celíclia Esmeralda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Fábio Freitas.
Keywords: Ensino de geografia;Educação inclusiva;Geografia;Geografia escolar – escola estadual Dom Moisés Coelho – Cajazeiras – PB;Geography Teaching;Inclusive Education;Geography;School Geography - Dom Moisés Coelho State School - Cajazeiras - PB
Issue Date: 18-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, David de Abreu. A geografia escolar e a educação inclusiva na escola estadual dom Moisés Coelho, Município de Cajazeiras-PB. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: No mundo contemporâneo a inclusão de pessoas com características diferentes de considerável parcela da população mundial, reconhecidos como ‘normais’ é tema de diversos debates, tanto no âmbito político, como no âmbito educacional; sendo este último, dependente de muitas decisões elaboradas e estipuladas no âmbito político. Entretanto, tratar a inclusão apenas como uma forma de aproximação dos considerados ‘normais’ com os diferentes é decair em atos de desrespeito à dignidade e aos direitos humanos. Valorizar e deixar clara a importância de cada individualidade no processo de formação de identidades na socialização é essencial, principalmente para aqueles que necessitam de um atendimento especial e que possuem formas de adaptação diferentes. Para essas pessoas com necessidades especiais, o olhar da inclusão se faz com um grau de importância maior, pois muitas destas se consideram pessoas incapazes de realizar muitas atividades comuns, principalmente estudar e ser reconhecido em instituições escolares. Para ser efetivada dentro das escolas, a inclusão requer a aplicação de várias políticas públicas e, uma série de reformulações nas propostas pedagógicas e didáticas, muitas vezes, indo muito além de uma série de reformulações na sua estrutura física. As reformulações que passam a existir dentro das escolas são aplicadas e verificadas em cada disciplina, nas quais o nível de acompanhamento e de aprendizagem é diferenciado. Na disciplina de Geografia, por exemplo, torna-se imprescindível a compreensão do espaço geográfico onde se insere o aluno, portanto, implica na necessidade de mudanças metodológicas na sua aplicação quando a mesma é direcionada, simultaneamente para alunos, considerados ‘normais’ junto com alunos com necessidades especiais, compondo o que chamamos de educação inclusiva. Buscando identificar quais propostas metodológicas, especificamente para o ensino de geografia estão sendo utilizadas para atenção aos alunos com necessidades especiais, investigamos a Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Dom Moisés Coelho, situada no município de Cajazeiras, estado da Paraíba, mesorregião do Sertão Paraibano. Nesse sentido, procuramos compreender a visão dos educadores acerca da educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais, e se os mesmos acreditam na efetividade das políticas públicas vigentes para esse seguimento.
Abstract: In the contemporary world the inclusion of people with different characteristics considerable portion of the world population, recognized as 'normal' is the subject of many debates, both within, as in the educational field; the latter being dependent on many prepared and stipulated in the political realm decisions. However, treating the inclusion only as a way of approaching considered 'normal' with different, is decaying into acts of disrespect for human dignity and human rights. Enhance and clarify the importance of individuality in each of identity formation in the socialization process is essential, especially for those who require special care and have different forms of adaptation. For those people with special needs, the look of the inclusion is done with a degree of greater importance, since many of these people consider themselves unable to perform many common activities, to examine and be recognized in schools. To be effective in schools, inclusion requires the application of various public policies and a series of reformulations in pedagogical and didactic proposals, often going far beyond a series of reformulations in its physical structure. Reformulations which now exist within schools are applied and verified in each subject, in which the level of monitoring and learning is differentiated. In the discipline of geography, for example, it is essential to understanding the geographic area which includes the student, therefore, implies the need for methodological changes in your application when it is directed simultaneously to students considered 'normal' with students with special needs, forming what we call inclusive education. Seeking to identify methodological proposals, specifically for the teaching of geography are being used to care for students with special needs, investigate the State School for Child Education and Elementary Don Moses Coelho, located in the municipality of Cajazeiras, state of Paraiba, Paraiba backwoods mesoregion. Accordingly, we seek to understand the views of educators regarding inclusive education for people with special needs, and whether they believe in the effectiveness of current policies for this monitoring.
Keywords: Ensino de geografia
Educação inclusiva
Geografia
Geografia escolar – escola estadual Dom Moisés Coelho – Cajazeiras – PB
Geography Teaching
Inclusive Education
Geography
School Geography - Dom Moisés Coelho State School - Cajazeiras - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9220
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