Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOARES, J. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1029347136480385pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.description.resumoEste trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2015-03-17
dc.description.abstractThis paper discusses the possibility of using media as a methodological reflection to the teaching and learning of Portuguese. We consider, therefore, the data on national assessments in the teaching of Portuguese as guiding the perception that these lessons are outdated. We also evaluated the federal government promotion for digital inclusion programs (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE and PROUCA). In addition, we also observed aspects of teacher training on the use of these new technologies. From this, we consider a mismatch between the proposal of these digital inclusion programs, the teacher training in the field and the training of their students (digital natives), which can cause conflicts among the parties, to which, we propose some methodological applications. The research was carried out based on a literature study in which we point out authors as: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231
dc.date.accessioned2019-11-18T11:17:18Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T11:17:18Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e comunicação(TICs)pt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICTs)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Jardicinária Teixeira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies (ICTs) and practices teaching: methodological reflections on language teaching and learning Portuguese.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARDICINÁRIA TEIXEIRA SOARES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2015.pdfJardicinária Teixeira Soares. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2015.271.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.