Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675164366570142pt_BR
dc.contributor.advisor1RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1IDRAMOS, F. M. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1212760421730985pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoNos últimos anos, a noção de gêneros discursivos/textuais passou a ser bastante investigada pelos teóricos da linguística, tendo em vista sua importância para o estudo e o ensino- aprendizagem da língua enquanto atividade interativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho buscou analisar de que forma os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa para o terceiro e o quarto ciclos do Ensino Fundamental abordam a questão dos gêneros, tendo como objetivo maior destacar as contribuições e lacunas apresentadas pelo referido documento, no que diz respeito à tal abordagem. Para tanto, optamos tomar como base teórico-metodológica a noção de gêneros discursivos e a pesquisa bibliográfica, apoiando-nos em autores como: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi (2011), Soares (2004), entre outros. Diante do estudo realizado, percebemos que os PCNs, ao abordarem os gêneros, apresentam diretrizes relevantes para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de que os professores desenvolvam, em sala de aula, a competência comunicativa dos alunos. No entanto, observamos também que tal documento deixa lacunas em alguns aspectos da proposta, por isso se faz necessário que os docentes, em especial, os que não tiveram uma formação recente, busquem outros meios, outros recursos para atualizar sua prática didático- pedagógica e, assim, saberem trabalhar com os gêneros ao ensinar a Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleGêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-12-11
dc.description.abstractThe last few years, the concept of discursive/textual genres has become very investigated by theoretical linguists, in view of its relevance to study and of the teaching and learning of the Portuguese language as interactive activities. In this perspective, the present work has sought to analyse how the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) of the Portuguese Language for the third and forth cycles of the Elementary School deal the issue of the genres, has as the greatest objective to highlight the contributions and showed gap, regarding to document, as regards the such approach. Therefore, we choose to take as methodological theoretical basis the concept of discursives genre and the bibliographic research supporting us in the authors such as: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi (2011), Soares (2004), among others. Face of the study conducted, we realized that the PCNs, when address genres, present relevant guidelines to the Portuguese Language Teaching, in order to the teachers develop, in the classroom, the communicative competence of the students. However, we also noted that the document leaves gaps in some of the proposal aspects, for this reason it is necessary that teachers, mainly, who did not a recently formation, seek another means, others resources to update the pedagogical didactic and, how know with genres to teach Portuguese Language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9232
dc.date.accessioned2019-11-18T11:23:31Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T11:23:31Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectDiscursive Genrespt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Teachingpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameterspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Camila Mariano de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive genres and Portuguese language teaching: an approach of PCNs for the 3rd and 4th cycles of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Camila Mariano de. Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA MARIANO DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2015.pdfCamila Mariano de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2015.365.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.