Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9232
Title: Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental.
Other Titles: Discursive genres and Portuguese language teaching: an approach of PCNs for the 3rd and 4th cycles of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Camila Mariano de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Fátima Maria Elias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Gêneros discursivos;Língua portuguesa - ensino;Parâmetros Curriculares Nacionais;Discursive Genres;Portuguese Language - Teaching;National Curriculum Parameters
Issue Date: 11-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Camila Mariano de. Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos, a noção de gêneros discursivos/textuais passou a ser bastante investigada pelos teóricos da linguística, tendo em vista sua importância para o estudo e o ensino- aprendizagem da língua enquanto atividade interativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho buscou analisar de que forma os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa para o terceiro e o quarto ciclos do Ensino Fundamental abordam a questão dos gêneros, tendo como objetivo maior destacar as contribuições e lacunas apresentadas pelo referido documento, no que diz respeito à tal abordagem. Para tanto, optamos tomar como base teórico-metodológica a noção de gêneros discursivos e a pesquisa bibliográfica, apoiando-nos em autores como: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi (2011), Soares (2004), entre outros. Diante do estudo realizado, percebemos que os PCNs, ao abordarem os gêneros, apresentam diretrizes relevantes para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de que os professores desenvolvam, em sala de aula, a competência comunicativa dos alunos. No entanto, observamos também que tal documento deixa lacunas em alguns aspectos da proposta, por isso se faz necessário que os docentes, em especial, os que não tiveram uma formação recente, busquem outros meios, outros recursos para atualizar sua prática didático- pedagógica e, assim, saberem trabalhar com os gêneros ao ensinar a Língua Portuguesa.
Abstract: The last few years, the concept of discursive/textual genres has become very investigated by theoretical linguists, in view of its relevance to study and of the teaching and learning of the Portuguese language as interactive activities. In this perspective, the present work has sought to analyse how the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) of the Portuguese Language for the third and forth cycles of the Elementary School deal the issue of the genres, has as the greatest objective to highlight the contributions and showed gap, regarding to document, as regards the such approach. Therefore, we choose to take as methodological theoretical basis the concept of discursives genre and the bibliographic research supporting us in the authors such as: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi (2011), Soares (2004), among others. Face of the study conducted, we realized that the PCNs, when address genres, present relevant guidelines to the Portuguese Language Teaching, in order to the teachers develop, in the classroom, the communicative competence of the students. However, we also noted that the document leaves gaps in some of the proposal aspects, for this reason it is necessary that teachers, mainly, who did not a recently formation, seek another means, others resources to update the pedagogical didactic and, how know with genres to teach Portuguese Language.
Keywords: Gêneros discursivos
Língua portuguesa - ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais
Discursive Genres
Portuguese Language - Teaching
National Curriculum Parameters
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9232
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA MARIANO DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2015.pdfCamila Mariano de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2015.365.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.