Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237
Title: A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.
Other Titles: The retextualization of the genre I tell the photonovela in a sociointeractionist perspective.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Petrucia Lima de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Jorgervaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Linguística do texto;Gêneros textuais;Língua e linguagem;Retextualização;Text Linguistics;Textual Genres;Language and Language;Retextualization
Issue Date: 27-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Petrucia Lima de. A retextualização do gênero como a fotonovela numa perspectiva sociointercionista. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, intitulada “A retextualização do gênero conto para a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista” tem por objetivo querer compreender a importância e a eficácia que a retextualização pode promover na atividade com o gênero. Isto porque, diante de práticas docentes, ainda fortemente arraigadas ao ensino tradicional, a língua é considerada um mecanismo fechado e descontextualizado. Estas não consideram a relação linguagem, enunciado, texto, como um espaço enunciativo-discursivo e, portanto um lugar em que devem estar presentes também os conhecimentos prévios de cada aluno, seus valores e sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho com retextualização apresenta grandes chances de se tornar um exercício eficaz, ao romper implicações e resquícios do tradicionalismo, de modo a potencializar o trabalho com o gênero em sala de aula e a formar leitores e escritores cientes da função dos textos na sociedade; e consequentemente, de sua participação, de seu papel como agentes sócio-comunicativos e, portanto, transformadores do meio em que vivem. Para fundamentar este estudo, nos baseamos nas pesquisas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008); Antunes (2009); e outros, que desenvolveram pesquisas referentes ao estudo da linguagem, textos e gêneros textuais. Como metodologia, a pesquisa é uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que ofereceu grande contribuição para o desenvolvimento da atividade apresentada, como proposta didática a ser trabalhada, em sala de aula, através de exercícios de retextualização do conto para a fotonovela, numa perspectiva sóciointeracionista, destinada a turmas de 1° ano do Ensino Médio.
Abstract: This research, entitled "The retextualization of the tale genre to the fotonovela a sociointeractionist perspective" aims to understand the importance and effectiveness that the retextualization can promote in the activity with this genre. This is because, in face of teaching practices, still strongly ingrained to traditional teaching, language is considered a closed and decontextualized mechanism. These do not consider the relation between language, enunciation, text, as an enunciative-discursive space and therefore a place that must be present also the prior knowledge of each student, their values and their culture. In this perspective, working with retextualization presented a good chance of becoming an effective exercise to break implications and remnants of traditionalism, in order to enhance the work with genre in the classroom and to form readers and writers aware of the texts function in society; and consequently, their participation, their role as social and communicative agents and therefore the transformers of the environment in which they live. To support this study, we rely on Bakhtin's (2011), Marcuschi's (2008); Antunes' (2009) searches; and others, who developed researches for the study of language, texts and textual genres. As methodology, the research is a qualitative approach of bibliographic nature which offered great contribution to the development of the presented activity, as didactic proposal to be worked in the classroom, through exercises of retextualization of tale to fotonovela, at a sociointeractionist perspective, destined for students of 1st year of high school.
Keywords: Linguística do texto
Gêneros textuais
Língua e linguagem
Retextualização
Text Linguistics
Textual Genres
Language and Language
Retextualization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PETRUCIA LIMA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfPetrucia Lima de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.