Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jorgervaldo de Souza.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada “A retextualização do gênero conto para a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista” tem por objetivo querer compreender a importância e a eficácia que a retextualização pode promover na atividade com o gênero. Isto porque, diante de práticas docentes, ainda fortemente arraigadas ao ensino tradicional, a língua é considerada um mecanismo fechado e descontextualizado. Estas não consideram a relação linguagem, enunciado, texto, como um espaço enunciativo-discursivo e, portanto um lugar em que devem estar presentes também os conhecimentos prévios de cada aluno, seus valores e sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho com retextualização apresenta grandes chances de se tornar um exercício eficaz, ao romper implicações e resquícios do tradicionalismo, de modo a potencializar o trabalho com o gênero em sala de aula e a formar leitores e escritores cientes da função dos textos na sociedade; e consequentemente, de sua participação, de seu papel como agentes sócio-comunicativos e, portanto, transformadores do meio em que vivem. Para fundamentar este estudo, nos baseamos nas pesquisas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008); Antunes (2009); e outros, que desenvolveram pesquisas referentes ao estudo da linguagem, textos e gêneros textuais. Como metodologia, a pesquisa é uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que ofereceu grande contribuição para o desenvolvimento da atividade apresentada, como proposta didática a ser trabalhada, em sala de aula, através de exercícios de retextualização do conto para a fotonovela, numa perspectiva sóciointeracionista, destinada a turmas de 1° ano do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista.pt_BR
dc.date.issued2016-05-27
dc.description.abstractThis research, entitled "The retextualization of the tale genre to the fotonovela a sociointeractionist perspective" aims to understand the importance and effectiveness that the retextualization can promote in the activity with this genre. This is because, in face of teaching practices, still strongly ingrained to traditional teaching, language is considered a closed and decontextualized mechanism. These do not consider the relation between language, enunciation, text, as an enunciative-discursive space and therefore a place that must be present also the prior knowledge of each student, their values and their culture. In this perspective, working with retextualization presented a good chance of becoming an effective exercise to break implications and remnants of traditionalism, in order to enhance the work with genre in the classroom and to form readers and writers aware of the texts function in society; and consequently, their participation, their role as social and communicative agents and therefore the transformers of the environment in which they live. To support this study, we rely on Bakhtin's (2011), Marcuschi's (2008); Antunes' (2009) searches; and others, who developed researches for the study of language, texts and textual genres. As methodology, the research is a qualitative approach of bibliographic nature which offered great contribution to the development of the presented activity, as didactic proposal to be worked in the classroom, through exercises of retextualization of tale to fotonovela, at a sociointeractionist perspective, destined for students of 1st year of high school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237
dc.date.accessioned2019-11-18T12:10:15Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T12:10:15Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguística do textopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLíngua e linguagempt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectText Linguisticspt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.subjectLanguage and Languagept_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Petrucia Lima de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe retextualization of the genre I tell the photonovela in a sociointeractionist perspective.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Petrucia Lima de. A retextualização do gênero como a fotonovela numa perspectiva sociointercionista. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PETRUCIA LIMA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfPetrucia Lima de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.