Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9240
Title: Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio.
Other Titles: Analysis of epic approaches in the high school textbook.
???metadata.dc.creator???: SANTOS NETO, João Leonel dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Rozilene Lopes de Souza.
Keywords: Análise literária;Poesia épica;Os lusíadas;Livro didático;Gênero épico;Literatura;Literary Analysis;Epic Poetry;The Lusíadas;Textbook;Epic Genre;Literature
Issue Date: 21-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS NETO, João Leonel. Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Quando fazemos a leitura de um clássico sempre temos algo de novo para se descobrir e aprender, é uma obra que sempre nos surpreende com coisas novas e por isso se eterniza através do seu estudo, da investigação e pesquisas sobre seu passado, sua época de nascimento. Por meio da poesia épica o homem grego pôde deixar sua marca na história, trazendo consigo seus ideais e ensinamentos, que serviram para as gerações posteriores. Através desta constatação este trabalho tem por objetivo analisar como a epopeia, com especial atenção para “Os Lusíadas” de Camões, é abordada no livro didático do ensino médio. A pesquisa é bibliográfica e está de maneira analítica fundamentando-se em obras de JAEGER (1994), CALVINO (1993) dentre outros para esclarecer sobre o gênero épico e compreender a sua importância para os estudos. Apesar de estar presente nos livros didáticos, o estudo do gênero épico ainda se expõe de maneira escassa, não há contextualização sobre o gênero, só é possível notar alguns trechos que o exemplifiquem, sem adentrar no conteúdo, deixando de fora vários pontos importantes a serem estudados. O estudo deve ir além do livro didático, para que o aluno compreenda ainda mais e se sinta instigado a conhecer e aprender sobre o gênero, o trabalho pretende apresentar propostas para se trabalhar esse conteúdo em sala de aula.
Abstract: When we read a classic we always have something new to discover and learn, it is a work that always surprises us with new things and therefore it is eternalized through its study, investigation and research on its past, its time of birth. Through epic poetry the Greek were able to make their mark on history, bringing with them their ideals and teachings, which served for later generations. Through this finding, this work aims to analyze how the epic, with special attention to "Os Lusíadas" of Camões, is approached in the textbook of high school. The research is bibliographical and is analytically based on works by JAEGER (1994), CALVINO (1993) among others to clarify about the epic genre and to understand its importance for the studies. Although it is present in textbooks, the study of the epic genre is still scarcely exposed, there is no contextualization about the genre, it is only possible to note some excerpts that exemplify it, without going into the content, leaving out several important points to be studied. The study must go beyond the textbook, so that the student understands even more and feels instigated to know and learn about the genre, the work intends to present proposals to work this content in the classroom.
Keywords: Análise literária
Poesia épica
Os lusíadas
Livro didático
Gênero épico
Literatura
Literary Analysis
Epic Poetry
The Lusíadas
Textbook
Epic Genre
Literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9240
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO LEONEL DOS SANTOS NETO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfJoão Leonel dos Santos Neto. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.887.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.