Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Souza.
dc.description.resumoQuando fazemos a leitura de um clássico sempre temos algo de novo para se descobrir e aprender, é uma obra que sempre nos surpreende com coisas novas e por isso se eterniza através do seu estudo, da investigação e pesquisas sobre seu passado, sua época de nascimento. Por meio da poesia épica o homem grego pôde deixar sua marca na história, trazendo consigo seus ideais e ensinamentos, que serviram para as gerações posteriores. Através desta constatação este trabalho tem por objetivo analisar como a epopeia, com especial atenção para “Os Lusíadas” de Camões, é abordada no livro didático do ensino médio. A pesquisa é bibliográfica e está de maneira analítica fundamentando-se em obras de JAEGER (1994), CALVINO (1993) dentre outros para esclarecer sobre o gênero épico e compreender a sua importância para os estudos. Apesar de estar presente nos livros didáticos, o estudo do gênero épico ainda se expõe de maneira escassa, não há contextualização sobre o gênero, só é possível notar alguns trechos que o exemplifiquem, sem adentrar no conteúdo, deixando de fora vários pontos importantes a serem estudados. O estudo deve ir além do livro didático, para que o aluno compreenda ainda mais e se sinta instigado a conhecer e aprender sobre o gênero, o trabalho pretende apresentar propostas para se trabalhar esse conteúdo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAnálise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2019-06-21
dc.description.abstractWhen we read a classic we always have something new to discover and learn, it is a work that always surprises us with new things and therefore it is eternalized through its study, investigation and research on its past, its time of birth. Through epic poetry the Greek were able to make their mark on history, bringing with them their ideals and teachings, which served for later generations. Through this finding, this work aims to analyze how the epic, with special attention to "Os Lusíadas" of Camões, is approached in the textbook of high school. The research is bibliographical and is analytically based on works by JAEGER (1994), CALVINO (1993) among others to clarify about the epic genre and to understand its importance for the studies. Although it is present in textbooks, the study of the epic genre is still scarcely exposed, there is no contextualization about the genre, it is only possible to note some excerpts that exemplify it, without going into the content, leaving out several important points to be studied. The study must go beyond the textbook, so that the student understands even more and feels instigated to know and learn about the genre, the work intends to present proposals to work this content in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9240
dc.date.accessioned2019-11-18T12:58:56Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T12:58:56Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectPoesia épicapt_BR
dc.subjectOs lusíadaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGênero épicopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiterary Analysispt_BR
dc.subjectEpic Poetrypt_BR
dc.subjectThe Lusíadaspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEpic Genrept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS NETO, João Leonel dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of epic approaches in the high school textbook.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS NETO, João Leonel. Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO LEONEL DOS SANTOS NETO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfJoão Leonel dos Santos Neto. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.887.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.