Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241
Title: Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa.
Other Titles: Contributions of sociolinguistics to the teaching of the Portuguese language.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Fabiana dos Santos da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Hérica Paiva.
Keywords: Ensino;Sociolinguística;Gramática tradicional;Teaching;Sociolinguistics;Traditional Grammar
Issue Date: 7-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros.
Abstract: Knowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this work sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language Teaching, in order to show its the possible interventions in the class. To understand how the sociolinguistic was established in the studies about the language, we need to understand how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred. It is important to take note such changes in the language teaching was necessary face of the socio-cultural needs of the speakers. In this moment that the sociolinguistic make it possible a new positioning of the teachers regarding to teaching methodology, highlighting the importance of consider and to respect linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), among others.
Keywords: Ensino
Sociolinguística
Gramática tradicional
Teaching
Sociolinguistics
Traditional Grammar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA FABIANA DOS SANTOS DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2015.pdfMaria Fabiana dos Santos da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2015.554.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.