Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8099460752773629pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoSabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleContribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2015-12-07
dc.description.abstractKnowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this work sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language Teaching, in order to show its the possible interventions in the class. To understand how the sociolinguistic was established in the studies about the language, we need to understand how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred. It is important to take note such changes in the language teaching was necessary face of the socio-cultural needs of the speakers. In this moment that the sociolinguistic make it possible a new positioning of the teachers regarding to teaching methodology, highlighting the importance of consider and to respect linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241
dc.date.accessioned2019-11-18T13:37:27Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T13:37:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectGramática tradicionalpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectTraditional Grammarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Fabiana dos Santos da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of sociolinguistics to the teaching of the Portuguese language.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA FABIANA DOS SANTOS DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2015.pdfMaria Fabiana dos Santos da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2015.554.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.