Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9243
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALBUQUERQUE, F. M. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4303691713798135 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GALVÃO, Josias de Castro. | |
dc.contributor.advisor1ID | GALVÃO, J. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3638132305709376 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NOGUEIRA, Francisco Roselândio Botão. | |
dc.contributor.referee2 | DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. | |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva analisar o processo da política de desenvolvimento territorial e verificar o funcionamento do Programa Arca das Letras em comunidades rurais, tendo como recorte o Território Rural Alto Sertão – Paraíba, Região semiárida do Nordeste brasileiro. O debate sobre o rural-urbano supõe pensar em conceitos teóricos, e relações sociais, desse modo o rural e o urbano são compreendidos pelo cenário social, os arranjos é o que os diferenciam. Assinalamos a importância de políticas públicas de incentivo à leitura voltada para as pessoas da zona rural, desenvolvidas de forma democrática entre a sociedade civil e o Governo. Isso por meio da experiência da leitura através do Programa Arca das Letras, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, atualmente, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário vinculada a Casa Civil. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa na qual buscamos através de visitas a campo e observações realizadas nas comunidades receptoras das Arcas das Letras para verificar o funcionamento das mesmas. A fundamentação teórica está respaldada em autores que discutem sobre Território: Claude Raffestin (1993), Rogério Haesbaert (2007), Milton Santos (2000). Resultados parciais desta pesquisa apontam que os agentes de leitura realizam trabalho importante de forma voluntaria e prazerosa, no aperfeiçoamento do programa Arca das Letras com empréstimos e manutenção dos locais onde estão instaladas as Arcas, além de orientar e articular as comunidades rurais, para usufruírem das bibliotecas, porém falta monitoramento das Arcas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia. | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento territorial rural e o programa Arca das Letras. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-04-09 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the territorial development policy process and verify the functioning of the Arca das Letras Program in rural communities, as a cut - off of the Alto Sertão - Paraíba Rural Territory, a semi - arid region of Northeast Brazil. The rural-urban debate involves thinking about theoretical concepts and social relations, in this way the rural and the urban are understood by the social scene, the arrangements are what differentiate them. We emphasize the importance of public policies to encourage reading aimed at people from rural areas, developed in a democratic way between civil society and the Government. This is through the experience of reading through the Arca das Letras Program of the Secretariat of Agrarian Development, currently the Special Secretariat for Family Agriculture and Agrarian Development linked to the Civil House. The methodology used was the qualitative exploratory research in which we searched through field visits and observations made in the receiving communities of the Arcas das Letras to verify their functioning. The theoretical foundation is supported by authors who discuss Territory: Claude Raffestin (1993), Rogério Haesbaert (2007), Milton Santos (2000). Partial results of this research indicate that the reading agents carry out important work in a voluntary and pleasant way, in the improvement of the Arca das Letras program with loans and maintenance of the places where the Arcas are installed, besides orientations and articulation of the rural localities, but lack of monitoring of the Arcas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9243 | |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:18:11Z | |
dc.date.available | 2019-11-18 | |
dc.date.available | 2019-11-18T14:18:11Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Território rural | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject | Programa Arca das Letras | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Zona rural | pt_BR |
dc.subject | Rural territory | pt_BR |
dc.subject | Rural Development | pt_BR |
dc.subject | Ark of Letters Program | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Countryside | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Rural territorial development and the Arca das Letras program. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira. Desenvolvimento territorial rural e o programa Arca das Letras. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCIS MARLEY DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdf | Francis Marley de Oliveira Albuquerque. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018. | 723.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.