Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, F. M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4303691713798135pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Josias de Castro.
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3638132305709376pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, Francisco Roselândio Botão.
dc.contributor.referee2DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar o processo da política de desenvolvimento territorial e verificar o funcionamento do Programa Arca das Letras em comunidades rurais, tendo como recorte o Território Rural Alto Sertão – Paraíba, Região semiárida do Nordeste brasileiro. O debate sobre o rural-urbano supõe pensar em conceitos teóricos, e relações sociais, desse modo o rural e o urbano são compreendidos pelo cenário social, os arranjos é o que os diferenciam. Assinalamos a importância de políticas públicas de incentivo à leitura voltada para as pessoas da zona rural, desenvolvidas de forma democrática entre a sociedade civil e o Governo. Isso por meio da experiência da leitura através do Programa Arca das Letras, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, atualmente, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário vinculada a Casa Civil. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa na qual buscamos através de visitas a campo e observações realizadas nas comunidades receptoras das Arcas das Letras para verificar o funcionamento das mesmas. A fundamentação teórica está respaldada em autores que discutem sobre Território: Claude Raffestin (1993), Rogério Haesbaert (2007), Milton Santos (2000). Resultados parciais desta pesquisa apontam que os agentes de leitura realizam trabalho importante de forma voluntaria e prazerosa, no aperfeiçoamento do programa Arca das Letras com empréstimos e manutenção dos locais onde estão instaladas as Arcas, além de orientar e articular as comunidades rurais, para usufruírem das bibliotecas, porém falta monitoramento das Arcas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento territorial rural e o programa Arca das Letras.pt_BR
dc.date.issued2018-04-09
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the territorial development policy process and verify the functioning of the Arca das Letras Program in rural communities, as a cut - off of the Alto Sertão - Paraíba Rural Territory, a semi - arid region of Northeast Brazil. The rural-urban debate involves thinking about theoretical concepts and social relations, in this way the rural and the urban are understood by the social scene, the arrangements are what differentiate them. We emphasize the importance of public policies to encourage reading aimed at people from rural areas, developed in a democratic way between civil society and the Government. This is through the experience of reading through the Arca das Letras Program of the Secretariat of Agrarian Development, currently the Special Secretariat for Family Agriculture and Agrarian Development linked to the Civil House. The methodology used was the qualitative exploratory research in which we searched through field visits and observations made in the receiving communities of the Arcas das Letras to verify their functioning. The theoretical foundation is supported by authors who discuss Territory: Claude Raffestin (1993), Rogério Haesbaert (2007), Milton Santos (2000). Partial results of this research indicate that the reading agents carry out important work in a voluntary and pleasant way, in the improvement of the Arca das Letras program with loans and maintenance of the places where the Arcas are installed, besides orientations and articulation of the rural localities, but lack of monitoring of the Arcas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9243
dc.date.accessioned2019-11-18T14:18:11Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T14:18:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTerritório ruralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectPrograma Arca das Letraspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectRural territorypt_BR
dc.subjectRural Developmentpt_BR
dc.subjectArk of Letters Programpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectCountrysidept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural territorial development and the Arca das Letras program.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira. Desenvolvimento territorial rural e o programa Arca das Letras. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIS MARLEY DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfFrancis Marley de Oliveira Albuquerque. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.723.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.