Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9244
Title: O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo conceitos e refletindo a prática.
Other Titles: The teaching of history in the early years of elementary school: deconstructing concepts and reflecting practice.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Rosélia Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Ensino de história;Ensino fundamental - anos iniciais;Formação de sujeitos;History teaching;Elementary School - Early Years;Subject Formation
Issue Date: 29-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Rosélia Maria de. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo conceitos e refletindo a prática. 2014. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho intitulado: “O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desconstruindo Conceitos e Refletindo a Prática” é uma abordagem importante para os graduandos da Pedagogia, que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo propõe reflexões acerca do ensino de história, considerando seu papel na formação dos sujeitos como construtores de sua história, reconhecendo a sua identidade e despertando o sentimento de pertença, como também oferece condições para que esses adquiram percepções crítico-reflexivos. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; compreender a trajetória da disciplina no contexto das transformações ocorridas na sociedade, considerando sua importância para a compreensão da realidade, formação do cidadão e da cidadã como sujeitos críticos e reflexivos; compreender o processo de desenvolvimento da disciplina de história, refletindo sobre sua abordagem no contexto educacional atual percebendo os desafios e a concepção do educador sobre essa disciplina e sua importância na formação do educando. Assim, o trabalho se constituiu em uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo exploratória numa abordagem qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada, utilizando como metodologia de interpretação para análises dos dados, a técnica de análise de conteúdo, tomando como referência leituras que discutem as abordagens de Laurence Bardin. A investigação constatou que o ensino de história embora tenha passado por muitas transformações, no entanto, ainda existem dificuldades que distanciam o tratamento de alguns conteúdos que podem contribuir de forma bastante significativa na aprendizagem dos educandos de forma a lhes possibilitar uma nova visão de mundo.
Abstract: The work entitled: "the teaching of History in the early years of elementary school: Deconstructing concepts and Reflecting the practice" is an important approach to the students of pedagogy, which act on early childhood education and early years of elementary school. The study proposes reflections about the teaching of history, considering its role in the formation of the subject as builders of his story, acknowledging his identity and arousing the sense of belonging, but also provides conditions for those acquiring critical perceptions-reflective. In this sense, the work aims to analyze the teaching of History in the early years of elementary school; understand the trajectory of the discipline in the context of the changes occurring in society, considering their importance to the understanding of reality, formation of the citizen and of the citizen as critical and reflective subjects; understand the development process of the discipline of history, reflecting on his approach in the current educational context realizing the challenges and the educator's conception about this discipline, and its importance in the formation of the learner. Thus, the work is formed in a bibliographical research and field research exploratory qualitative approach type with the data collection instrument a semi-structured interview, using as interpretation methodology for data analysis, the technique of content analysis, taking as reference readings that discuss the approaches of Laurence Bardin. The investigation found that the teaching of history although it has gone through many transformations, however, there are still difficulties distancing the treatment of some content that can contribute valuably in learning of students in order to allow them a new worldview.
Keywords: Ensino de história
Ensino fundamental - anos iniciais
Formação de sujeitos
History teaching
Elementary School - Early Years
Subject Formation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9244
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÉLIA MARIA DE ANDRADE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfRosélia Maria de Andrade. Monografia Pedagogia. CFP 2014.593.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.