Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
Title: As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
Other Titles: Landscape representations in elementary school: a case study.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Francisca Sá Alexandre.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOMES, Henaldo Moraes.
Keywords: Paisagem;Ensino de geografia;Paisagem de geografia;Geografia - ensino fundamental;Ensino fundamental - percepção de paisagens;Landscape;Geography Teaching;Geography Landscape;Geography - Elementary School;Elementary school - Landscape Perception
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra.
Abstract: This study concerns the importance of landscape in Geography. It aims to analyze the perception of landscape collected among the students of the 6th year of primary education of the school Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, in the afternoon. Besides this, this work also aims to cover the importance of contextualizing the theme in students' daily lives. In order to reach the proposed objectives, it was necessary to carry out a bibliographical survey on the theme, to obtain the students' drawings and to evaluate the landscape representations, resulting in their classification into four groups in order to analyze them, for each group brings a certain notion of landscape. The approach to landscape perception for students is important, and it should be taught in the classroom by teachers with due attention to the theme, because when studying the landscape by analyzing it in the context in which the student is inserted allows him/her a sharper perception of the elements that compose it, as well as a critical reading of its surroundings and also of the world, when perceiving through the landscape, the social context in which it is inserted.
Keywords: Paisagem
Ensino de geografia
Paisagem de geografia
Geografia - ensino fundamental
Ensino fundamental - percepção de paisagens
Landscape
Geography Teaching
Geography Landscape
Geography - Elementary School
Elementary school - Landscape Perception
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA SÁ ALEXANDRE ALVES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfFrancisca Sá Alexandre Alves. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.690.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.