Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, F. S. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9267981191513172pt_BR
dc.contributor.advisor1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.advisor1IDBRANDÃO, M. H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3507648411661961pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.referee2GOMES, Henaldo Moraes.
dc.description.resumoEste presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAs representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThis study concerns the importance of landscape in Geography. It aims to analyze the perception of landscape collected among the students of the 6th year of primary education of the school Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, in the afternoon. Besides this, this work also aims to cover the importance of contextualizing the theme in students' daily lives. In order to reach the proposed objectives, it was necessary to carry out a bibliographical survey on the theme, to obtain the students' drawings and to evaluate the landscape representations, resulting in their classification into four groups in order to analyze them, for each group brings a certain notion of landscape. The approach to landscape perception for students is important, and it should be taught in the classroom by teachers with due attention to the theme, because when studying the landscape by analyzing it in the context in which the student is inserted allows him/her a sharper perception of the elements that compose it, as well as a critical reading of its surroundings and also of the world, when perceiving through the landscape, the social context in which it is inserted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
dc.date.accessioned2019-11-18T14:51:42Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T14:51:42Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectPaisagem de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - percepção de paisagenspt_BR
dc.subjectLandscapept_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectGeography Landscapept_BR
dc.subjectGeography - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectElementary school - Landscape Perceptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Francisca Sá Alexandre.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLandscape representations in elementary school: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA SÁ ALEXANDRE ALVES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfFrancisca Sá Alexandre Alves. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.690.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.