Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9248
Title: PIBD e formação docente: Uma análise documental do subprojeto geografia CFP/UFCG.
Other Titles: PIBD and teacher training: A documentary analysis of the CFP / UFCG geography subproject.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Darlia Ruth Dantas da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cicera Celíclia Esmeralda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Keywords: Geografia - formação docente;Formação de professor;Prática pedagógica;Ações de docência;PIBID;Geography - Teacher Education;Teacher training;Pedagogical practice;Teaching Actions
Issue Date: 11-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Darlia Ruth Dantas da Silva. PIBD e formação docente: uma análise documental do subprojeto geografia CFP/UFCG. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa busca, a partir, da produção de uma análise documental, demonstrar quais os resultados alcançados durante o período de 48 meses de vigência (de março de 2014 a fevereiro de 2018) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Geografia, do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras – PB. Tendo como sujeitos participes da pesquisa: Bolsistas de ID, Professores Supervisores e Coordenadores de área, o objetivo geral é analisar os relatórios anuais do Subprojeto Geografia CFP/UFCG entre os anos de 2014 e 2017. Esta pesquisa fundamentada nas discussões de pesquisadores das áreas de Formação Inicial Docente, Educação, e Geografia Escolar. Utiliza como procedimentos metodológicos, uma abordagem qualitativa desenvolvida por meio da técnica de análise de conteúdo. Para complementar as informações, também faz uso de indicativos quantitativos. Além de discutir problemas do campo formativo de professores, práticas docentes, e a construção de conhecimentos para a efetiva aprendizagem. Esta investigação oferece um conjunto de dados e informações acerca de três importantes eixos do Subprojeto Geografia: a realização de ações de docência; a produção de trabalhos acadêmicos – científicos e a participação em eventos acadêmicos – científicos. Comprovando, assim, a eficácia e a qualidade do Pibid Subprojeto Geografia no âmbito da Formação Docente brasileira.
Abstract: The present research seeks, based on the production of a documentary analysis, to demonstrate the results achieved during the 48-month period (from March 2014 to February 2018) of the Institutional Program for the Initiation to Teaching (PIBID) Geography Subproject, Center for Teacher Training (CFP), Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus - PB. Having as research subjects: ID Scholars, Supervisor Teachers and Area Coordinators, the overall objective is to analyze the annual reports of the CFP / UFCG Geography Subproject between the years 2014 and 2017. This research fudmented in the discussions of researchers from the areas of Initial Teacher Education, Education, and School Geography. It uses, as methodological procedures, a qualitative approach developed through the technique of content analysis. To complement the information, it also makes use of quantitative indicatives. Besides discussing problems of the formative field of teachers, teaching practices, and the construction of knowledge for effective learning. This research offers a set of data and information about three important axes of the Geography Subproject: the accomplishment of teaching actions; the production of academic - scientific works and participation in academic - scientific events. Thus, proving the effectiveness and quality of the Pibid Geography Subproject in the scope of the Brazilian Teacher Training.
Keywords: Geografia - formação docente
Formação de professor
Prática pedagógica
Ações de docência
PIBID
Geography - Teacher Education
Teacher training
Pedagogical practice
Teaching Actions
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9248
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DARLIA RUTH DANTAS SILVA ALVES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfDarlia Ruth Dantas da Silva Alves. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.