Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/925
Title: Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias.
Other Titles: Visual communication in picturebook: word, image and design telling stories.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Anália Adriana da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOURENÇO, Daniel Alvares.
Keywords: Comunicação visual;Livro ilustrado;Ilustração de livros;Design gráfico;Livro infantil - design;Narrativa visual;Organização visual - design;Análise sintática;Análise semântica;Gestalt - teorias;Semiótica;Leitura de imagens;Método Feldman;Reading images;Semiotics;Visual narrative;Reading images;Book Illustration;Children's books - design;Syntax analisys;Semantic analysis
Issue Date: 3-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Anália Adriana da Silva. Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias. 2017. 164f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a comunicação visual e a relação palavraimagem mediada pelo design em livros ilustrados, para isso, selecionou-se o acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, FNLIJ, especificamente a categoria Criança. Realizou-se estudo panorâmico de caráter histórico-cultural do livro infantil no Brasil, observando temáticas, concepções gráficas, autores, ilustradores e a narrativa visual com o intuito de compreender o objeto e identificar a participação do design gráfico no mesmo; levantamento e discussão sobre as classificações do livro infantil, as necessidades de leitura de imagens e os aspectos do design na organização visual também foram contemplados nesta dissertação. Os livros selecionados passaram por análise sintática e semântica para melhor observar as articulações entre as narrativas visual e verbal. Para análise sintática utiliza-se as teorias da Gestalt como norteamento, observando formas, cores, tipografia e composição. Para análise semântica o uso da Semiótica, identificando ícones, índices e suas simbologias. A metodologia seguiu as etapas propostas pelo Método Feldman de Leitura de Imagens e precisou ser adaptado para o livro ilustrado com aplicação das teorias mencionadas. Como resultado destaca-se a diversidade de concepções na narrativa visual e as experimentações que o design possibilita ao livro. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a ampliação de estudos do design no livro infantil, fomentar a discussão sobre leitura de imagens e as práticas de projetos de comunicação para criança.
Keywords: Comunicação visual
Livro ilustrado
Ilustração de livros
Design gráfico
Livro infantil - design
Narrativa visual
Organização visual - design
Análise sintática
Análise semântica
Gestalt - teorias
Semiótica
Leitura de imagens
Método Feldman
Reading images
Semiotics
Visual narrative
Reading images
Book Illustration
Children's books - design
Syntax analisys
Semantic analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/925
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLIA ADRIANA DA SILVA FERREIRA - DISSERTAÇÃO PPGDsign 2017..pdfAnália Adriana da silva Ferreira - Dissertação PPGDesign 2017.10.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.