Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9253
Title: A influência das crenças no ensino e aprendizagem de língua inglesa: análise de relatos de estágio supervisionado.
Other Titles: The influence of beliefs on English language teaching and learning: supervised internship report analysis.
???metadata.dc.creator???: TAVARES, Josefa Luiza Nunes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CASTRO, Luciana Parnaíba de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
Keywords: Língua inglesa - ensino e aprendizagem;Crenças no ensino;Estágio supervisionado-relatórios;Docentes;English language - teaching and learning;Beliefs in teaching;Supervised Internship - Reporting;Teachers
Issue Date: 18-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TAVARES, Josefa Luiza Nunes. A influência das crenças no ensino e aprendizagem de língua inglesa: análise de relatos de estágio supervisionado. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa em crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas no Brasil é relativamente nova. Tais estudos estão voltados para a investigação de fenômenos ligados à língua, linguagem e como professores e alunos têm concebido o processo supramencionado. Um dos fatores que tem contribuído para o crescimento das pesquisas nesta área diz respeito à cadeia reflexiva provocada pelas discussões acerca da prática docente, de modo especial na formação inicial dos profissionais de línguas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar as crenças acerca do processo de ensino e aprendizagem de um grupo de alunas concluintes do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Para tanto, utilizamos os discursos das futuras professoras presentes nos relatórios produzidos ao final da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, cursada no período letivo 2016.2. Estes documentos se caracterizam pelo grande número de informações pessoais, nos quais os alunos estagiários relatam suas impressões sobre a prática docente e como acreditam que aconteça o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira na escola pública, construindo, assim, sua identidade profissional. Partimos do pressuposto de que as crenças que os futuros professores carregam acerca da aprendizagem de inglês influenciam no modo como estes irão lecionar a língua que ora fora aprendida. Como principal referencial teórico, trazemos os apontamentos de Marin (2003, 2004) sobre as contribuições da prática pedagógica em estágios supervisionado para a formação docente, Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2013) que discute acerca da influência das crenças no processo de ensino e aprendizagem de línguas, além das considerações de Silva (2012, 2013) no que concerne à caracterização do gênero textual relatório de estágio. Os resultados da pesquisa mostram que, de fato, as crenças sobre a aprendizagem de línguas que as alunas analisadas carregam influenciaram no modo como estas planejaram e executaram as aulas de inglês ministradas no estágio.
Abstract: The research on beliefs about the language teaching and learning process in Brazil is relatively new. Such studies are focused on the investigation of phenomena related to language and how teachers and students have understood the aforementioned process. One of the aspects that have contributed to the development of researches in this area concerns the reflexive chain provoked by its discussions about teaching practice, especially in the initial training of language professionals. In that way, this study aims to identify the beliefs about the language teaching and learning process of a group of graduates of the English Language and Literature Course, of the Federal University of Campina Grande (UFCG), located in the city of Cajazeiras – Paraíba. For that, we used the future teachers‟ discourses present in their reports produced at the end of the Supervised Internship IV course, completed in the 2016.2 teaching semester. These documents are characterized by the large number of personal information in which the trainees report their impressions about teaching practices and how they believe that the teaching and learning of a foreign language process in the public school happens, thus building their professional identity. We assume that the beliefs about learning English carried by those future teachers influence on how they will teach the language they have learned. As a main theoretical reference, we present Marin's (2003, 2004) notes on the contributions of pedagogical practice in supervised internships for teacher education, Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2013) who discusses the influence of the beliefs in the teaching and language learning process, besides the considerations of Silva (2012, 2013) regarding the characterization of the textual genre internship report. The research results show that, in fact, the beliefs about language learning that the analyzed students carry influenced in the way they planned and executed English lessons they taught in the internship.
Keywords: Língua inglesa - ensino e aprendizagem
Crenças no ensino
Estágio supervisionado-relatórios
Docentes
English language - teaching and learning
Beliefs in teaching
Supervised Internship - Reporting
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9253
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA LUIZA NUNES TAVARES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2017.pdfJosefa Luiza Nunes Tavares. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2017.674.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.