Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254
Title: Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
Other Titles: History teaching: a notion of historical time for history teachers at the Nelson Batista Alves School (Bernardo Batista - PB).
???metadata.dc.creator???: ABREU, Naiane Andrade de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Silvana Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SÁ, Almair Morais de.
Keywords: Tempo Histórico;Professor;Ensino;Historical Time;Teacher;Teaching
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Naiane Andrade de. Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como finalidade analisar a noção de tempo histórico para professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Nelson Batista Alves, no município de Bernardino Batista, no Estado da Paraíba. É com o propósito de entender essas múltiplas concepções de tempo e como docentes entendem, trabalham a noção tempo histórico nas aulas de história que nossa pesquisa dialoga com autores tanto do campo da teoria da História como Reis (2008), Braudel (1990) e Bloch (1999). Dialogaremos também com autores do campo do ensino de História como Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). Discutiremos os desafios do ensino de história, dentre eles o que será o tema central desta pesquisa, que é a noção de tempo histórico para professores e como estes trabalham essa noção em suas aulas. Esta pesquisa traz um debate em torno de questões que envolvem o ensino de história, colocando como professores de História vem tempo histórico, como trabalham este em suas aulas, sendo que podemos perceber ao longo da nossa pesquisa que é um trabalho difícil segundo as professoras, porém extremamente importante para a compreensão da História.
Abstract: This research aims to analyze the notion of historical time for History teachers of the Nelson Batista Alves State High School, in the municipality of Bernardino Batista, State of Paraíba. It is with the purpose of understanding these multiple conceptions of time and as teachers understand, the notion of historical time in the history classes works that our research dialogues with authors as much of the field of the theory of History as Reis (2008), Braudel (1990) and Bloch (1999). We will also talk with authors of the field of history teaching such as Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). We will discuss the challenges of history teaching, which will be the central theme of this research, which is the notion of historical time for teachers and how they work this notion in their classrooms. This research brings a debate around issues that involve the teaching of history, putting as history teachers historical time, how they work in their classes, and we could perceive throughout our research that it is a difficult job according to the teachers, but extremely important for the understanding of history.
Keywords: Tempo Histórico
Professor
Ensino
Historical Time
Teacher
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAIANE ANDRADE DE ABREU. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2018.pdfNaiane Andrade de Abreu. TCC. Licenciatura Plena em História.2018.946.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.