Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRomário Tavares.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3593763581537070pt_BR
dc.contributor.advisor1BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.advisor1IDBRAGA, Elinaldo Menezes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162973241119481pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.referee2ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.description.resumoConsiderando que no contexto da globalização o ensino de língua inglesa está cada vez mais voltado à comunicação internacional, especialmente nesses primeiros 18 anos de XXI, entendemos ser imprescindível o ensino de fonologia nas aulas desta língua, para que o processo de produção de sentidos por parte dos seus aprendizes/usuários seja mais efetivo, à medida que tenderão a sofrer menos interferência da sua língua nativa. No entanto, para que isto seja possível, as atividades que envolvam o ensino de pronúncia devem estar vinculadas diretamente a outras áreas, e o professor precisa estar bem qualificado para entender e ensinar as correspondências entre os diversos aspectos linguísticos. Com base nisto, tomando como pressupostos teóricos os estudos apresentados por nomes como Celce-Murcia (2007), O´Connor (2005) Roach (1998), Crystal (2003), Cruttenden (2014), bem como os documentos oficiais fornecidos pelo Governo, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta pesquisa, de cunho bibliográfico, apresenta situações de como a fonologia dialoga com diferentes áreas da língua em questão, com ênfase para a intersecção do sistema de sons da língua inglesa com a habilidade auditiva, com a sua ortografia e com a sua gramática. Esperamos, em particular, trazer contribuições para o ensino de língua inglesa nas escolas da região atendida pelo curso de Letras - Língua Inglesa, do Centro de Formação de Professores da UFCG, à medida que os seus discentes/futuros professores se apropriem dos conhecimentos aqui abordados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO papel da fonologia no ensino de língua inglesa.pt_BR
dc.date.issued2018-12-12
dc.description.abstractConsidering that in the context of globalization English language teaching is increasingly focused on international communication, especially at the beginning of the 21st century, we believe that the teaching of phonology must be essential in the classes of that language, so that the process of production of meaning by their learners/users might be more effective, as they will tend to have less interference from their native language. However, to make it possible, activities involving pronunciation should be directly linked to other linguistic areas and the teacher must be confident in both native and foreign languages. Based on that, this research is supported by authors such as Celce-Murcia (2007), O'connor (2005) Roach (1998), Crystal (2003), Cruttenden (2014), as well as the official documents provided by the Brazilian Government, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Thus, this bibliographic research presents how phonology dialogues with different areas of the English language, emphasizing the intersection of its sound system with activities involving listening skill, spelling, and grammar. In particular, we hope to contribute to the English teaching process in the region attended by the Centro de Formação de Professores CFP/UFCG.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9255
dc.date.accessioned2019-11-18T17:05:09Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T17:05:09Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectPronùnciapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectHabilidade auditivapt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectPronunciationpt_BR
dc.subjectOrthographypt_BR
dc.subjectHearing abilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVENÂNCIO, Romário Tavares.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of phonology in English language teaching.pt_BR
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Romário Tavares. O papel da fonologia no ensino de língua inglesa. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMÁRIO TAVARES VENÂNCIO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2018.pdfRomário Tavares Venâncio. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2018.921.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.