Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, F. J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9272231505510581pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoA atividade de produção textual, para muitos alunos de nível fundamental e médio, se trata de uma tarefa complexa e difícil de ser realizada. Neste ponto de vista, esse trabalho teve por objetivo discutir a contribuição da prática de retextualização na perspectiva do letramento como estratégia para desenvolver a capacidade de produção textual do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica esta investigação se baseou nos trabalhos desenvolvidos por Soares (2014), Kleiman (2005; 2007), Rojo (2009), Tfouni (2010), Koch (2015), Marcuschi (2012; 2010; 2008; 2002), Dell’Isola (2007), dentre outros. Por se tratar de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, a pesquisa teve por base livros e textos acadêmicos escritos e virtuais e o método desenvolvido foi o dedutivo, ao partir da racionalização das informações com cunho interpretativo do geral para o particular. A proposta de trabalho, apresentada como resposta à problemática, que diz respeito às dificuldades que os alunos apresentam ao produzir textos, foi uma atividade a ser realizada com alunos do 8º Ano Fundamental, sobre a retextualização dos gêneros e-mail e crônica na perspectiva do letramento. Destarte consideramos relevante esta pesquisa para a Academia por se tratar de um trabalho que contribui no processo de ensino aprendizagem das aulas de Língua Portuguesa, dado ao seu aporte para o desenvolvimento cognitivo do aluno como também de suas competências escritoras de distintos textos circulados na sociedade, em especial, o domínio dos gêneros e-mail e crônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleRetextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2016-04-26
dc.description.abstractThe textual production activity for many primary and secondary school students, it is a complex and difficult task to be performed.At this point of view, this study has aimed to discuss the retextualization practice contribution to the literacy perspective as a strategy to develop the students of the 8th year of elementary school textual production ability. As a theoretical basis, this research was based on the work developed by Soares (2014), Kleiman (2005; 2007), Rojo (2009), Tfouni (2010), Koch (2015), Marcuschi (2012; 2010; 2008; 2002), Dell 'Isola (2007), among others.Since this is a qualitative approach of bibliographic nature, the research was based on books and writings and virtual academic texts and the developed method was deductive, from the information rationalization with interpretive nature from the general to the particular.The work proposal, presented as an answer to the problem, which concerns the difficulties that students have to produce texts, was an activity to be carried out with students of the 8th Year of secondary school about the retextualization of Email and chronic genres on a literacy perspective.In this manner, this research is relevant to the Academy because it is a job that helps in the teaching and learning process of Portuguese classes and gives its contribution to the cognitive development of students as well as their writers abilities of distinct texts in society, in particular the field of email and chronic genres.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9256
dc.date.accessioned2019-11-18T17:30:07Z
dc.date.available2019-11-18
dc.date.available2019-11-18T17:30:07Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Francisca Jussara Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRetextualizing literacy: an activity proposal for the 8th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Francisca Jussara Alves. Retextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA JUSSARA ALVES VIEIRA. TCC. ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfFrancisca Jussara Alves Vieira. TCC. ESP. em Língua Portuguesa. 2016.708.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.