Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, A. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8117637307040993pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.referee2LOURENÇO, Daniel Alvares.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar a comunicação visual e a relação palavraimagem mediada pelo design em livros ilustrados, para isso, selecionou-se o acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, FNLIJ, especificamente a categoria Criança. Realizou-se estudo panorâmico de caráter histórico-cultural do livro infantil no Brasil, observando temáticas, concepções gráficas, autores, ilustradores e a narrativa visual com o intuito de compreender o objeto e identificar a participação do design gráfico no mesmo; levantamento e discussão sobre as classificações do livro infantil, as necessidades de leitura de imagens e os aspectos do design na organização visual também foram contemplados nesta dissertação. Os livros selecionados passaram por análise sintática e semântica para melhor observar as articulações entre as narrativas visual e verbal. Para análise sintática utiliza-se as teorias da Gestalt como norteamento, observando formas, cores, tipografia e composição. Para análise semântica o uso da Semiótica, identificando ícones, índices e suas simbologias. A metodologia seguiu as etapas propostas pelo Método Feldman de Leitura de Imagens e precisou ser adaptado para o livro ilustrado com aplicação das teorias mencionadas. Como resultado destaca-se a diversidade de concepções na narrativa visual e as experimentações que o design possibilita ao livro. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a ampliação de estudos do design no livro infantil, fomentar a discussão sobre leitura de imagens e as práticas de projetos de comunicação para criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleComunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias.pt_BR
dc.date.issued2017-05-03-
dc.description.abstractThis research aims to investigate visual communication in picturebooks and the text-image relation mediated by the design. Therefore the collection of the FNLIJ, Brazilian version of International Board on Books for Young People – IBBY, specifically the Child category was selected. In order to understand the object and identify the participation of graphic design in it, a panoramic historical-cultural study of the children's book in Brazil was carried out, emphasizing its thematic, graphic conceptions, authors, illustrators and visual narrative. This study also comprises a selection and discussion about the child book classifications, the need to foment for reading images, and the aspects of design in the visual organization of the information. The selected books were analyzed syntactically and semantically to better observe the articulations between the visual and verbal narratives. The syntactic analysis followed Gestalt theories as a guide, observing forms, colors, typography and composition. The semantic analysis was conducted through semiotics theories to identify icons, indexes and their symbologies. The methodology was an adaptation of the steps proposed by the Feldman Method of Reading Images redirecting to the Picturebook with application of the mentioned theories. As a result, this research highlights the diversity of composition of the visual narrative and the experimentation that the design makes possible to the book. Moreover, it seeks to contribute to the growth of design studies in children's books, to stimulate the discussion about reading images and for the practices of communication projects for children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/925-
dc.date.accessioned2018-06-11T19:08:30Z-
dc.date.available2018-06-11-
dc.date.available2018-06-11T19:08:30Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectLivro ilustradopt_BR
dc.subjectIlustração de livrospt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectLivro infantil - designpt_BR
dc.subjectNarrativa visualpt_BR
dc.subjectOrganização visual - designpt_BR
dc.subjectAnálise sintáticapt_BR
dc.subjectAnálise semânticapt_BR
dc.subjectGestalt - teoriaspt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectMétodo Feldmanpt_BR
dc.subjectReading imagespt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectVisual narrativept_BR
dc.subjectReading imagespt_BR
dc.subjectBook Illustrationpt_BR
dc.subjectChildren's books - designpt_BR
dc.subjectSyntax analisyspt_BR
dc.subjectSemantic analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Anália Adriana da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVisual communication in picturebook: word, image and design telling stories.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Anália Adriana da Silva. Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias. 2017. 164f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLIA ADRIANA DA SILVA FERREIRA - DISSERTAÇÃO PPGDsign 2017..pdfAnália Adriana da silva Ferreira - Dissertação PPGDesign 2017.10.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.