Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/925
Title: Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias.
Other Titles: Visual communication in picturebook: word, image and design telling stories.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Anália Adriana da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOURENÇO, Daniel Alvares.
Keywords: Comunicação visual;Livro ilustrado;Ilustração de livros;Design gráfico;Livro infantil - design;Narrativa visual;Organização visual - design;Análise sintática;Análise semântica;Gestalt - teorias;Semiótica;Leitura de imagens;Método Feldman;Reading images;Semiotics;Visual narrative;Reading images;Book Illustration;Children's books - design;Syntax analisys;Semantic analysis
Issue Date: 3-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Anália Adriana da Silva. Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias. 2017. 164f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a comunicação visual e a relação palavraimagem mediada pelo design em livros ilustrados, para isso, selecionou-se o acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, FNLIJ, especificamente a categoria Criança. Realizou-se estudo panorâmico de caráter histórico-cultural do livro infantil no Brasil, observando temáticas, concepções gráficas, autores, ilustradores e a narrativa visual com o intuito de compreender o objeto e identificar a participação do design gráfico no mesmo; levantamento e discussão sobre as classificações do livro infantil, as necessidades de leitura de imagens e os aspectos do design na organização visual também foram contemplados nesta dissertação. Os livros selecionados passaram por análise sintática e semântica para melhor observar as articulações entre as narrativas visual e verbal. Para análise sintática utiliza-se as teorias da Gestalt como norteamento, observando formas, cores, tipografia e composição. Para análise semântica o uso da Semiótica, identificando ícones, índices e suas simbologias. A metodologia seguiu as etapas propostas pelo Método Feldman de Leitura de Imagens e precisou ser adaptado para o livro ilustrado com aplicação das teorias mencionadas. Como resultado destaca-se a diversidade de concepções na narrativa visual e as experimentações que o design possibilita ao livro. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a ampliação de estudos do design no livro infantil, fomentar a discussão sobre leitura de imagens e as práticas de projetos de comunicação para criança.
Abstract: This research aims to investigate visual communication in picturebooks and the text-image relation mediated by the design. Therefore the collection of the FNLIJ, Brazilian version of International Board on Books for Young People – IBBY, specifically the Child category was selected. In order to understand the object and identify the participation of graphic design in it, a panoramic historical-cultural study of the children's book in Brazil was carried out, emphasizing its thematic, graphic conceptions, authors, illustrators and visual narrative. This study also comprises a selection and discussion about the child book classifications, the need to foment for reading images, and the aspects of design in the visual organization of the information. The selected books were analyzed syntactically and semantically to better observe the articulations between the visual and verbal narratives. The syntactic analysis followed Gestalt theories as a guide, observing forms, colors, typography and composition. The semantic analysis was conducted through semiotics theories to identify icons, indexes and their symbologies. The methodology was an adaptation of the steps proposed by the Feldman Method of Reading Images redirecting to the Picturebook with application of the mentioned theories. As a result, this research highlights the diversity of composition of the visual narrative and the experimentation that the design makes possible to the book. Moreover, it seeks to contribute to the growth of design studies in children's books, to stimulate the discussion about reading images and for the practices of communication projects for children.
Keywords: Comunicação visual
Livro ilustrado
Ilustração de livros
Design gráfico
Livro infantil - design
Narrativa visual
Organização visual - design
Análise sintática
Análise semântica
Gestalt - teorias
Semiótica
Leitura de imagens
Método Feldman
Reading images
Semiotics
Visual narrative
Reading images
Book Illustration
Children's books - design
Syntax analisys
Semantic analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/925
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLIA ADRIANA DA SILVA FERREIRA - DISSERTAÇÃO PPGDsign 2017..pdfAnália Adriana da silva Ferreira - Dissertação PPGDesign 2017.10.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.