Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/926
Title: Avaliação da percepção dos consumidores sobre a comunicação de sustentabilidade em embalagens alimentícias.
Other Titles: Evaluation of the perception of the consumers about the communication of sustainability in food packaging.
???metadata.dc.creator???: CLEMENTINO, Thamyres Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASTILLO, Leonardo augusto Gómez.
Keywords: Design gráfico;Design da informação;Estética;Embalagens sustentáveis;Gestalt - teorias;Percepção visual;Consumidores;Graphic design;Information design;Esthetics;Sustainable packaging;Design de embalagem
Issue Date: 9-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CLEMENTINO, Thamyres Oliveira. Avaliação da percepção sobre a comunicação de sustentabilidade em embalagens alimentícias. 2017. 184f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar, por meio da percepção visual dos consumidores, quais recursos gráficos podem ser associados à informação acerca da sustentabilidade das embalagens de alimentos. Como ponto inicial, houve a identificação dos elementos e técnicas visuais que são percebidos como informação sustentável na composição gráfica das embalagens, facilitando seu reconhecimento em meio as embalagens convencionais. A pesquisa teve enfoque misto, objetivos exploratórios e procedimentos experimentais, sendo dividida em duas fases. A primeira fase consistiu na análise visual, à luz da Gestalt, de embalagens presentes no mercado, que forneceram base para desenvolvimento da entrevista semiestruturada realizada com cinquenta consumidores em três supermercados da cidade de Campina Grande – PB, para identificar quais elementos constitutivos se destacavam acerca da orientação sustentável das embalagens. As proposições alcançadas serviram de base para a segunda fase, onde foram desenvolvidas embalagens experimentais apresentadas à 253 participantes, por meio de questionário online composto por questões de múltipla escolha e uma questão aberta, objetivando investigar como se comportava a percepção dos consumidores acerca da sustentabilidade a partir da variação gráfica dos elementos constitutivos. A primeira fase evidenciou que as embalagens que apresentavam na composição gráfica alta pregnância, com uso de simplicidade, equilíbrio, economia, clareza, harmonia, minimização, coerência e sutileza, conseguiram ótimo desempenho na comunicação acerca da sustentabilidade, alcançando média de 60,66% das respostas positivas. A segunda fase, por sua vez apresentou o uso de paleta reduzida de cores, redução na saturação, uso da cor verde em detalhes da composição, imagens de elementos da natureza e fundo remetendo ao artesanal/reciclado como meios eficazes de comunicar a orientação da embalagem para o consumidor. A união das duas fases forneceu parâmetros para construção de uma estética direcionada as embalagens sustentáveis, permitindo, a partir de sua aplicação, o fácil reconhecimento dos produtos que possuem comprometimento com a causa ambiental.
Keywords: Design gráfico
Design da informação
Estética
Embalagens sustentáveis
Gestalt - teorias
Percepção visual
Consumidores
Graphic design
Information design
Esthetics
Sustainable packaging
Design de embalagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/926
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAMYRES OLIVEIRA CLEMENTINO - DISSERTAÇÃO PPGDesign 2017..pdfThamyres Oliveira Clementino - Dissertação PPGDesign 2017.8.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.