Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9262
Title: Educação do campo: discutindo projeto político – pedagógico em uma escola de Barra de Santa Rosa - PB.
Other Titles: Rural education: discussing political project - in a school in Barra de Santa Rosa - PB.
Educación rural: discutiendo proyecto político-pedagógico en una escuela de Barra de Santa Rosa - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ana Paula Martin.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Educação do campo;Escola;Projeto politico pedagógico;Rural education;School;Teaching political project;Educación rural;Escuela;Proyecto político pedagógico
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS,Ana Paula Martins. Educação do campo: discutindo projeto político – pedagógico em uma escola de Barra de Santa Rosa - PB. 2015. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho apresentamos uma investigação desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Martinho Cerpa de Menezes localizada no Assentamento Riacho da Cruz em Barra de Santa Rosa- PB, com o objetivo de analisar a construção do projeto politico pedagógico da escola. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos o questionário aberto, que foram aplicados com os educadores lotados na escola, nossa abordagem foi de natureza qualitativa e a pesquisa se caracterizou como exploratória e de campo, já que trabalhamos diretamente com os professores inseridos na comunidade em estudo. Tais dimensões nos levaram a compreender que a referida escola é composta por teorias que não considera os princípios essenciais de educação do campo, aos quais respeitem seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Neste sentido acreditamos que ainda é possível proporcionar aos povos campesinos uma educação que possua uma politica publica para a educação no campo, buscando um olhar crítico sobre a realidade onde os sujeitos do processo de ensino e da aprendizagem estejam inseridos.
Abstract: This paper presents an investigation developed in the municipal elementary school José Martin de Menezes Cerpa located in the settlement of Cross Creek in Barra de Santa Rose-PB, in order to discuss the construction of the pedagogical political school project. The research tools, we use questionnaires, which were applied to the teachers crowded in school, our approach was qualitative and the study was regarded as exploratory and field, since we work directly with teachers inserted in the community under study. These dimensions have led us to understand that this school is composed of technicalities theory, pragmatic, that does not consider the basic principles of education in rural areas, which respect their social, cultural, political and economic aspects. In this regard we believe it is still possible to provide the peasants people an education that enjoy public policy for education in the field, looking for a critical look at the reality where the subject of the teaching process and learning are inserted.
???metadata.dc.description.resumen???: En este trabajo presentamos una investigación desarrollada en la Escuela Primaria Municipal José Martinho Cerpa de Menezes ubicada en el asentamiento Riacho da Cruz en Barra de Santa Rosa-PB, con el objetivo de analizar la construcción del proyecto político pedagógico de la escuela. Como instrumentos de investigación se utilizó el cuestionario abierto, los cuales fueron aplicados con docentes que actúan en la escuela, nuestro abordaje fue de carácter cualitativo y la investigación se caracterizó por ser exploratoria y de campo, ya que se trabajó directamente con los docentes insertos en la comunidad objeto de estudio. . Tales dimensiones nos llevaron a comprender que la referida escuela está compuesta por teorías que no consideran los principios esenciales de la educación rural, que respetan sus aspectos sociales, culturales, políticos y económicos. En ese sentido, creemos que aún es posible brindar a la población rural una educación que cuente con una política pública de educación en el campo, buscando una mirada crítica a la realidad donde se insertan los sujetos del proceso de enseñanza y aprendizaje.
Keywords: Educação do campo
Escola
Projeto politico pedagógico
Rural education
School
Teaching political project
Educación rural
Escuela
Proyecto político pedagógico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Rural
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9262
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA MARTINS SANTOS -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfAna Paula Martins Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2015510.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.