Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1227462279214168pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma investigação desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Martinho Cerpa de Menezes localizada no Assentamento Riacho da Cruz em Barra de Santa Rosa- PB, com o objetivo de analisar a construção do projeto politico pedagógico da escola. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos o questionário aberto, que foram aplicados com os educadores lotados na escola, nossa abordagem foi de natureza qualitativa e a pesquisa se caracterizou como exploratória e de campo, já que trabalhamos diretamente com os professores inseridos na comunidade em estudo. Tais dimensões nos levaram a compreender que a referida escola é composta por teorias que não considera os princípios essenciais de educação do campo, aos quais respeitem seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Neste sentido acreditamos que ainda é possível proporcionar aos povos campesinos uma educação que possua uma politica publica para a educação no campo, buscando um olhar crítico sobre a realidade onde os sujeitos do processo de ensino e da aprendizagem estejam inseridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Ruralpt_BR
dc.titleEducação do campo: discutindo projeto político – pedagógico em uma escola de Barra de Santa Rosa - PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis paper presents an investigation developed in the municipal elementary school José Martin de Menezes Cerpa located in the settlement of Cross Creek in Barra de Santa Rose-PB, in order to discuss the construction of the pedagogical political school project. The research tools, we use questionnaires, which were applied to the teachers crowded in school, our approach was qualitative and the study was regarded as exploratory and field, since we work directly with teachers inserted in the community under study. These dimensions have led us to understand that this school is composed of technicalities theory, pragmatic, that does not consider the basic principles of education in rural areas, which respect their social, cultural, political and economic aspects. In this regard we believe it is still possible to provide the peasants people an education that enjoy public policy for education in the field, looking for a critical look at the reality where the subject of the teaching process and learning are inserted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9262-
dc.date.accessioned2019-11-19T09:54:53Z-
dc.date.available2019-11-19-
dc.date.available2019-11-19T09:54:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProjeto politico pedagógicopt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeaching political projectpt_BR
dc.subjectEducación rural-
dc.subjectEscuela-
dc.subjectProyecto político pedagógico-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ana Paula Martin.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural education: discussing political project - in a school in Barra de Santa Rosa - PB.pt_BR
dc.title.alternativeEducación rural: discutiendo proyecto político-pedagógico en una escuela de Barra de Santa Rosa - PB.-
dc.identifier.citationSANTOS,Ana Paula Martins. Educação do campo: discutindo projeto político – pedagógico em uma escola de Barra de Santa Rosa - PB. 2015. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEn este trabajo presentamos una investigación desarrollada en la Escuela Primaria Municipal José Martinho Cerpa de Menezes ubicada en el asentamiento Riacho da Cruz en Barra de Santa Rosa-PB, con el objetivo de analizar la construcción del proyecto político pedagógico de la escuela. Como instrumentos de investigación se utilizó el cuestionario abierto, los cuales fueron aplicados con docentes que actúan en la escuela, nuestro abordaje fue de carácter cualitativo y la investigación se caracterizó por ser exploratoria y de campo, ya que se trabajó directamente con los docentes insertos en la comunidad objeto de estudio. . Tales dimensiones nos llevaron a comprender que la referida escuela está compuesta por teorías que no consideran los principios esenciales de la educación rural, que respetan sus aspectos sociales, culturales, políticos y económicos. En ese sentido, creemos que aún es posible brindar a la población rural una educación que cuente con una política pública de educación en el campo, buscando una mirada crítica a la realidad donde se insertan los sujetos del proceso de enseñanza y aprendizaje.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA MARTINS SANTOS -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfAna Paula Martins Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2015510.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.