Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6509547688703222pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.description.resumoA função da avaliação no processo de ensino e aprendizagem continua sendo um tema muito polêmico, o qual causa muitas dúvidas entre os professores, equipe pedagógica e direção escolar. Partindo dessas conjecturas, o presente trabalho objetivou investigar as concepções dos professores em relação à avaliação no processo ensino e aprendizagem, de uma escola pública de ensino fundamental, localizada na cidade de Cuité-PB. Para fins de análise, foi empregado à abordagem qualitativa, consistindo de uma pesquisa de campo associada com embasamento teórico, foram utilizados questionários como instrumento de coleta de dados, através dos quais foi analisada a rotina de avaliação dos professores; quais instrumentos avaliativos utilizam e com quais propósitos os mesmos avaliam seus alunos. O resultado desta pesquisa deixou claro que os professores, ainda não estão familiarizados com a diversidade de recursos que a avaliação pode proporcionar para o ensino e aprendizagem e nem quais as suas funções, deixando evidências de que os mesmos não aproveitam os conhecimentos prévios dos alunos para avaliar e planejar suas aulas. São poucos os professores que procuram uma forma de avaliação mais qualitativa, que vise conseguir os resultados de uma maneira mais diagnóstica e formativa de orientar o ensino e facilitar a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação: um olhar sobre as concepções de professores de uma escola pública em Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe function of the evaluation in the teaching and learning process remains a very controversial issue, which raises many doubts among teachers, teaching staff and school administration. Based on this assumptions, this study aimed to investigate teachers' conceptions regarding the evaluation in the teaching and learning process of a public elementary school located in Cuité-PB. For analysis purposes we used a qualitative approach, consisting of a field research associated with theoretical basis, questionnaires were used as data collection instruments through which we analysed the teachers' routine of evaluation; what evaluation instruments they use and with what purposes they evaluate their students. The result of this research made it clear that teachers are not yet familiar with the diversity of resources that the evaluation can provide for teaching and learning and not even its function leaving evidence that they do not take advantage of students' prior knowledge to evaluate and plan their lessons. There are a few teachers looking for a more qualitative way of evaluate, which aimes to achieve the results in a more diagnostic and formative way to guide teaching and facilitate learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9264-
dc.date.accessioned2019-11-19T11:01:11Z-
dc.date.available2019-11-19-
dc.date.available2019-11-19T11:01:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectConcepções de professorespt_BR
dc.subjectInstrumentos avaliativospt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectConceptions of teacherspt_BR
dc.subjectEvaluation instrumentspt_BR
dc.subjectEvaluación-
dc.subjectConcepciones de los docentes-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Jacilene Fonseca.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation: a look at the conceptions of teachers of a public school in Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluación: una mirada a las concepciones de los profesores de una escuela pública de Cuité - PB.-
dc.identifier.citationSANTOS,Jacilene Fonseca. Avaliação: um olhar sobre as concepções de professores de uma escola pública em Cuité - PB. 2015. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEl papel de la evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje sigue siendo un tema muy controvertido, que genera muchas dudas entre los docentes, el personal pedagógico y la dirección escolar. Con base en estas conjeturas, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar las concepciones de los profesores en relación a la evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje, en una escuela primaria pública, ubicada en la ciudad de Cuité-PB. Para efectos del análisis se utilizó un enfoque cualitativo, consistente en una investigación de campo asociada a la base teórica, se utilizó como instrumento de recolección de datos cuestionarios, a través de los cuales se analizó la rutina de evaluación de los docentes; qué instrumentos de evaluación utilizan y con qué fines evalúan a sus alumnos. El resultado de esta investigación dejó en claro que los docentes aún desconocen la diversidad de recursos que la evaluación puede brindar para la enseñanza y el aprendizaje, ni cuáles son sus funciones, dejando en evidencia que no aprovechan los conocimientos previos de los estudiantes para evaluar y planificar sus lecciones. Pocos docentes buscan una forma de evaluación más cualitativa, que pretende obtener resultados de forma más diagnóstica y formativa para orientar la enseñanza y facilitar el aprendizaje.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACILENE FONSECA SANTOS -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfJacilene Fonseca Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2015355.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.