Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9269
Title: O uso de jogos de ciências nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores na cidade de Cuité / PB.
Other Titles: The use of science games in the final years of education : the teachers' vision in the city of Cuité / PB.
El uso de los juegos de ciencia en los últimos años de la enseñanza fundamental: la mirada de docentes del municipio de Cuité / PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rayssa Cristina de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: Aprendizagem;Jogos;Conhecimento;Learning;Games;Knowledge;Aprendizaje;Juegos;Conocimiento
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Rayssa Cristina de Medeiros. O uso de jogos de ciências nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores na cidade de Cuité / PB. 2015. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Nosso trabalho tem como tema “O USO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a visão dos professores na cidade de Cuité/PB”, no qual visava a utilização de jogos como um recurso de melhoria na aprendizagem, tornando-se facilitador na interpretação dos conteúdos de Biologia. Buscamos analisar a visão dos professores de uma escola de ensino fundamental nos anos finais da cidade de Cuité/PB, sobre a utilização dos jogos como recurso pedagógico nas aulas de Ciências e a relação entre sua visão com a prática que desenvolvem em sala. Como objetivos específicos, tínhamos: identificar se havia utilização de jogos pedagógicos nas aulas de Ciências; Verificar quais atividades eram mais frequentes no desenvolvimento das aulas de Ciências; Compreender a importância dos jogos para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Através deste trabalho, foi possível observar a importância do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, como o recurso facilitador para a compreensão de alguns conceitos. Podemos apontar que os jogos tornam-se um instrumento pedagógico que facilita e dinamiza as aulas.
Abstract: The theme of our study is “THE USE OF GAMES IN SCIENCE TEACHING ON THE FINAL YEARS OF MIDDLE SCHOOL: the professors’ vision in the city of Cuité/PB”, which aimed the use of games as an improving resource in learning, becoming facilitating in the interpretation of the contents of Biology. We seek to analyze the professors’ vision of a middle school college in the city of Cuité/PB, on the use of games as an educational resource in the Science classes and the relation between their vision and the practice that were developed in the classroom. As specific objectives, we had: identify if there was use of educational games in Sceience classes; Check what activities were more frequent in the development of Science classes; Understand the importance of games for the development of student learning. Through this study, observed the importance of the use of games in the process of teaching and learning, as the facilitating resource for understanding some concepts. We can point out that the games became a pedagogical tool that facilitates and encourages the classes.
???metadata.dc.description.resumen???: Nuestro trabajo tiene como tema "EL USO DE LOS JUEGOS EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS EN LOS AÑOS FINALES DE LA ESCUELA PRIMARIA: la mirada de los profesores en la ciudad de Cuité/PB", en el que tuvo como objetivo utilizar los juegos como un recurso para mejorar el aprendizaje, haciendo ellos facilitador en la interpretación de los contenidos de Biología. Buscamos analizar la visión de profesores de una escuela primaria en los últimos años de la ciudad de Cuité/PB, sobre el uso de juegos como recurso pedagógico en las clases de Ciencias y la relación entre su visión y la práctica que desarrollan en el aula. . Como objetivos específicos, tuvimos: identificar si había uso de juegos pedagógicos en las clases de Ciencias; Compruebe qué actividades fueron más frecuentes en el desarrollo de las clases de Ciencias; Comprender la importancia de los juegos para el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes. A través de este trabajo se pudo observar la importancia del uso de juegos en el proceso de enseñanza y aprendizaje, como recurso facilitador para la comprensión de algunos conceptos. Podemos señalar que los juegos se convierten en un instrumento pedagógico que facilita y dinamiza las clases.
Keywords: Aprendizagem
Jogos
Conhecimento
Learning
Games
Knowledge
Aprendizaje
Juegos
Conocimiento
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9269
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYSSA CRISTINA DE MEDEIROS SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICCAS CES 2015.pdfRayssa Cristina de Medeiros Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2015587.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.