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Title: O trânsito de masculinidades entre a peça e o filme (O) Auto da Compadecida.
Other Titles: The transit of masculinities between the play and the film (O) Auto by Compadecida.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Maria Neuridete Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PONTES, Carlos Gildemar.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Maria de Lurdes Dionísio.
Keywords: Literatura comparada;Estudo literário;Gênero literário;Auto da compadecida - peça.;Auto da compadecida - filme;Comparative literature;Literary study;Literary genre;Pitying Self - Part;Pity's Self - Movie
Issue Date: 29-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Maria Neuridete Pereira de. O trânsito de masculinidades entre a peça e o filme (O) Auto da Compadecida. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho faz um estudo comparativo entre a peça Auto da Compadecida (1957), de Ariano Suassuna e o filme O Auto da Compadecida (2000), dirigido por Guel Arraes. O objetivo desse trabalho é evidenciar as semelhanças e diferenças presentes nas duas obras, tomando como base a representação da masculinidade nordestina entre os personagens, considerando que são textos diferentes, contextos diferentes e artes diferentes. Para tanto, retomamos estudos sobre: Gêneros Literários, Teorias sobre a Masculinidade, Literatura Comparada e Teorias da Adaptação. A análise aponta para as adaptações como sendo obras multilaminadas ao mesmo tempo em que autônomas, enfatizando que devem ser analisadas pelas características peculiares de cada uma e não uma em função da outra. Observaremos que as adaptações, apesar de serem obras inerentes, só poderão ser teorizadas a partir da duplicidade, visto que o nosso trabalho está em torno da literatura comparada.
Abstract: This paper makes a comparative study of the Auto da Compadecida (1957) of Ariano Suassuna and the film O Auto da Compadecida, directed by Guel Arraes (2000). The aim of this study is to highlight the similarities and present differences in the two works, based on the representation of northeastern manhood between the characters considering they are different texts, different contexts and different arts. Therefore, we resumed studies: Literary Genres, Theory on Masculinity, comparative Literature and Theory of Adaptation. The analysis points to the adjustments to be multilaminate works while unattended to, emphasizing that should be analyzed by the peculiar characteristics of each one and not in function of the other. We note that adjustments, although inherent, can only be theorized from duplicity, view our theme is about the comparative literature.
Keywords: Literatura comparada
Estudo literário
Gênero literário
Auto da compadecida - peça.
Auto da compadecida - filme
Comparative literature
Literary study
Literary genre
Pitying Self - Part
Pity's Self - Movie
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9271
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