Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVERAS, F. M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1866578775423249pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.referee2QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumoA aprendizagem de Língua Inglesa nos dias atuais ocupa um papel importantíssimo no que diz respeito aos inúmeros efeitos positivos que a sua aprendizagem proporciona, tais como: acesso a informações, aprimoramento profissional, socialização e reflexão cultural. Diante destes fatores, o ensino de inglês baseado em fundamentos gramaticais já não se adequa às recomendações dos documentos oficiais como a BNCC e os PCN. No contexto atual, a aquisição desta língua precisa ser desenvolvida tendo a comunicação, a formação de sentidos e a interpretação textual como pontos de partida. Assim, a partir da leitura e exploração de diferentes gêneros textuais, o professor pode ter condições de desenvolver aprendizes críticos, interpretativos e ativos em seu contexto. Portanto, para que o professor atinja estes objetivos, a sua formação inicial precisa ser bem desenvolvida, apresentando a teoria como suporte para a prática, em constante reflexão. Partindo deste princípio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos estudantes de Licenciatura o contato direto com o ambiente escolar e a sala de aula, garantindo que haja uma maior reflexão acerca dos diversos aspectos que rodeiam o ensino, contribuindo para a formação identitária do professor e para uma futura prática profissional mais fundamentada. Esta pesquisa, de cunho qualitativo- interpretativo, tem como objetivo analisar o Plano de atividades do Subprojeto PIBID Letras- Língua Inglesa do CFP-UFCG, documento que alicerça as ações desenvolvidas no projeto, e mostrar que a visão de leitura como instrumento de construção identitária no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, fundamentado com a experiência no PIBID, contribui para uma melhor formação docente, com atuações mais solidamente embasadas em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra-língua inglesa.pt_BR
dc.date.issued2017-09-11
dc.description.abstractThe English language learning nowadays takes an important role in relation to the many positive effects of its learning, such as: access to information, professional enhancement, socialization and cultural reflection. Against these factors, grammar-based English teaching no longer suits the recommendations of official documents such as the BNCC and the PCNs. In the current context, the acquisition of this language needs to be developed having communication, formation of meanings and textual interpretation as starting points. Thereby, from the reading and exploration of different textual genres, the teacher can be able to develop critical, interpretive and active learners in their historical context. Therefore, in order for the teacher to achieve these goals, his initial training needs to be well developed, presenting the theory as a support for the practice, in constant reflection. Based on this principle, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) provides undergraduate students with direct contact with the school environment and the classroom, ensuring that there is a greater reflection on the various aspects that surround teaching, contributing to the identity formation of the teacher and to a more grounded future professional practice. This qualitative-interpretive research aims to analyze the PIBID’s Activity Plan of the Subproject - English Language from CFP-UFCG, the document that establishes the actions developed in the project, and it will show that the reading vision as an instrument of identity construction in the process of teaching and the learning English Language, based on the experience from PIBID, contributes to a better teacher education, with more solidly grounded actions in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9278
dc.date.accessioned2019-11-19T17:12:28Z
dc.date.available2019-11-19
dc.date.available2019-11-19T17:12:28Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading as a tool for teacher and student identity formation: an analysis based on the activity plan of the sub-project PIBID letter-english language.pt_BR
dc.identifier.citationVERAS, Fernanda Marabelly de Oliveira. A leitura como ferramenta de formação identitária docente e discente: uma análise a partir do plano de atividades do subprojeto PIBID letra - língua inglesa. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2017.pdfFernanda Marabelly de Oliveira Veras. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2017.386.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.