Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9281
Title: Fracasso escolar: a visão de docentes de biologia do município de Barra de Santa Rosa - PB.
Other Titles: School failure: the view of biology teachers in the city of Barra de Santa Rosa - PB.
El fracaso escolar: la mirada de los profesores de biología del municipio de Barra de Santa Rosa - PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Maria Leane de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Isayana Pereira.
Keywords: Concepções;Fracasso escolar;Ensino e Aprendizagem;Conceptions;School failure;Teaching and learning;Concepciones;Enseñando y aprendiendo
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA,Maria Leane de. Fracasso escolar: a visão de docentes de biologia do município de Barra de Santa Rosa - PB. 2015. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O fracasso escolar é um tema bastante polêmico que ainda divide opiniões no espaço escolar, provocando debates no cenário da educação, pois é um fenômeno que permanece presente nas escolas. As razões para que esse problema ocorra são várias, desde o ambiente familiar, passando por questões socioculturais, ate chegar à escola, onde em muitos casos, o ambiente não está preparado para receber esse sujeito. Nesse contexto elencamos como o objetivo geral da pesquisa analisar a visão dos professores sobre o fracasso escolar em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa – PB. A partir desse pressuposto, entendemos que exista uma relação de saber entre o sujeito e o mundo ao seu redor, pois a relação com o saber se dá através da interação do indivíduo com o mundo ao seu redor, e de como ele compartilha suas experiências, o que implica no processo de avaliação. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Barra de Santa Rosa – PB, com 4 professores do ensino fundamental e médio da referida escola, sendo que apenas 3 se propuseram a responder as questões que a eles foram submetidas. Foi-se utilizado como instrumentos de coleta de dados, o questionário semi estruturado e a entrevista. Os resultados finais nos indicam que a maioria dos pesquisados ainda atribuem o fracasso escolar a questões sociais presentes na vida desses indivíduos.
Abstract: School failure is a very controversial issue that still divides opinions in the school space, causing debates in education, as it is a phenomenon that remains present in the schools. The reasons for this problem to occur are various, from the family environment, through social and cultural issues, until arriving at the school, where in many cases, the environment is not prepared to receive him. In this context we highlight how the overall objective of research examining teachers ' vision on the scholastic failure in a State school in the municipality of Barra de Santa Rosa-PB. From this assumption, we believe that there is a known relationship between the subject and the world around them, because the relationship with the known through the interaction of the individual with the world around them, and as he shares his experiences, which implies in the evaluation process. The survey was conducted in a State school in the city of Barra de Santa Rosa-PB, with 4 primary and secondary school teachers of that school, and only 3 set out to answer the questions that they have undergone. Was used as data collection instruments, the semi structured questionnaire and interview. Was used as data collection instruments, the semi structured questionnaire and interview. The final results indicate that the majority of us searched even attribute the scholastic failure to social issues present in the lives of these individuals.
???metadata.dc.description.resumen???: El fracaso escolar es un tema muy controvertido que aún divide opiniones en el espacio escolar, provocando debates en el escenario educativo, ya que es un fenómeno que permanece presente en las escuelas. Las razones para que se presente este problema son varias, desde el ámbito familiar, pasando por cuestiones socioculturales, hasta llegar a la escuela, donde en muchos casos, el ambiente no está preparado para recibir este tema. En este contexto, enumeramos como objetivo general de la investigación analizar la visión de los profesores sobre el fracaso escolar en una escuela pública en el municipio de Barra de Santa Rosa - PB. A partir de este supuesto, entendemos que existe una relación de saber entre el sujeto y el mundo que le rodea, porque la relación con el saber se da a través de la interacción del individuo con el mundo que le rodea, y de cómo comparte sus experiencias, lo que implica en la proceso de evaluación. La investigación se llevó a cabo en una escuela estatal de la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB, con 4 profesores de primaria y secundaria de esa escuela, de los cuales solo 3 propusieron responder las preguntas que les fueron enviadas. El cuestionario semiestructurado y la entrevista fueron utilizados como instrumentos de recolección de datos. Los resultados finales indican que la mayoría de los encuestados todavía atribuyen el fracaso escolar a las cuestiones sociales presentes en la vida de estos individuos.
Keywords: Concepções
Fracasso escolar
Ensino e Aprendizagem
Conceptions
School failure
Teaching and learning
Concepciones
Enseñando y aprendiendo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino - Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9281
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LEANE DE LIMA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfMaria Leane de Lima - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20151.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.