Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282
Title: O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula.
Other Titles: The Hello Talk app as an English language teaching and learning tool: a proposal to use the new classroom literacy.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Aline Alves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CASTRO, Luciana Parnaíba de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
Keywords: Língua inglesa - ensino;Ensino;Aprendizagem;Novos Letramentos;Hello Talk;English language - teaching;Teaching;Learning;New Letters
Issue Date: 11-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Aline Alves da. O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo principal propor uma reflexão acerca dos estudos dos Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003;) mostrando a sua relevância para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, apresenta teorias recentes como base teórica para possíveis mudanças significativas no ensino de inglês, como língua estrangeira (LE). Nesse sentido, construímos uma descrição histórica do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, para adiante apresentarmos perspectivas atuais para o trabalho com línguas estrangeiras em sala de aula. Desse modo, a concepção teórica metodológica adotada pelos Novos Letramentos para o ensino de LE permite utilizar tecnologias outrora vistas como inapropriadas para ampliar o conhecimento. Assim sendo, desenvolvemos a proposta da pesquisa por meio do uso do aparelho celular, usando o aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem, pois que, com esse recurso os estudantes são capazes de interagir com falantes do mundo todo a qualquer tempo e espeço, ampliando os conhecimentos em diversas áreas, bem como praticando o idioma continuamente de forma prazerosa e produtiva. Isso posto, a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, interpretativa, com levantamento bibliográfico seguido de aplicação na proposta. Esperamos com esta pesquisa contribuir para que mais pesquisadores e profissionais de Língua Inglesa possam ampliar seus conhecimentos e noções sobre o atual estudo para introduzirem tais práticas pedagógicas em aulas de LE.
Abstract: This work has as main objective to propose a reflection on the studies of the New Literacies (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003) showing its relevance to the teaching and learning of the English Language. To this end, it presents recent theories as theoretical basis for possible significant changes in the teaching of English as a foreign language (TEFL). In this sense, we construct a historical description of the teaching and learning of English Language, to present future perspectives for working with foreign languages in the classroom. Thus, the theoretical methodological conception adopted by the New Literacies for foreign language teaching allows us use technologies once seen as inappropriate to increase knowledge. Thus, we developed the proposal of the research through the use of the mobile device, using the Hello Talk application as a teaching and learning tool, because with this, feature students are able to interact with speakers from around the world at any time and space, expanding the knowledge in several areas, as well as practicing the language continuously in a pleasurable and productive way. That said, the methodology used in the research is qualitative, interpretive, with a bibliographical survey, followed by application in the proposal. We hope with this research contributes with researchers and professionals of the English Language to expand their knowledge and notions about the current study to introduce such pedagogical practices in foreign language classes.
Keywords: Língua inglesa - ensino
Ensino
Aprendizagem
Novos Letramentos
Hello Talk
English language - teaching
Teaching
Learning
New Letters
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALINE ALVES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2017.pdfMaria Aline Alves da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2017.743.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.