Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.referee2MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal propor uma reflexão acerca dos estudos dos Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003;) mostrando a sua relevância para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, apresenta teorias recentes como base teórica para possíveis mudanças significativas no ensino de inglês, como língua estrangeira (LE). Nesse sentido, construímos uma descrição histórica do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, para adiante apresentarmos perspectivas atuais para o trabalho com línguas estrangeiras em sala de aula. Desse modo, a concepção teórica metodológica adotada pelos Novos Letramentos para o ensino de LE permite utilizar tecnologias outrora vistas como inapropriadas para ampliar o conhecimento. Assim sendo, desenvolvemos a proposta da pesquisa por meio do uso do aparelho celular, usando o aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem, pois que, com esse recurso os estudantes são capazes de interagir com falantes do mundo todo a qualquer tempo e espeço, ampliando os conhecimentos em diversas áreas, bem como praticando o idioma continuamente de forma prazerosa e produtiva. Isso posto, a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, interpretativa, com levantamento bibliográfico seguido de aplicação na proposta. Esperamos com esta pesquisa contribuir para que mais pesquisadores e profissionais de Língua Inglesa possam ampliar seus conhecimentos e noções sobre o atual estudo para introduzirem tais práticas pedagógicas em aulas de LE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2017-09-11
dc.description.abstractThis work has as main objective to propose a reflection on the studies of the New Literacies (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003) showing its relevance to the teaching and learning of the English Language. To this end, it presents recent theories as theoretical basis for possible significant changes in the teaching of English as a foreign language (TEFL). In this sense, we construct a historical description of the teaching and learning of English Language, to present future perspectives for working with foreign languages in the classroom. Thus, the theoretical methodological conception adopted by the New Literacies for foreign language teaching allows us use technologies once seen as inappropriate to increase knowledge. Thus, we developed the proposal of the research through the use of the mobile device, using the Hello Talk application as a teaching and learning tool, because with this, feature students are able to interact with speakers from around the world at any time and space, expanding the knowledge in several areas, as well as practicing the language continuously in a pleasurable and productive way. That said, the methodology used in the research is qualitative, interpretive, with a bibliographical survey, followed by application in the proposal. We hope with this research contributes with researchers and professionals of the English Language to expand their knowledge and notions about the current study to introduce such pedagogical practices in foreign language classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282
dc.date.accessioned2019-11-19T17:43:52Z
dc.date.available2019-11-19
dc.date.available2019-11-19T17:43:52Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectNovos Letramentospt_BR
dc.subjectHello Talkpt_BR
dc.subjectEnglish language - teachingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectNew Letterspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Aline Alves da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Hello Talk app as an English language teaching and learning tool: a proposal to use the new classroom literacy.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Aline Alves da. O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALINE ALVES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2017.pdfMaria Aline Alves da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2017.743.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.