Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9284
Title: O trabalho dos professores em classes multisseriadas na zona rural de Barra de Santa Rosa - PB.
Other Titles: Teachers' work in multigrade classes in the rural area of ​​Barra de Santa Rosa - PB.
El trabajo de los docentes en clases multigrado en el área rural de Barra de Santa Rosa - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Valéria Sabrina Luna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Vivia de Melo.
Keywords: Multisseriação;Educação no campo;Formação docente;Education in the field;Teacher education;Multiseriación;Educación en el campo;Formación de profesores
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Valéria Sabrina Luna. O trabalho dos professores em classes multisseriadas na zona rural de Barra de Santa Rosa - PB. 2015. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve por objetivo de analisar a visão dos professores sobre seu trabalho em classes multisseriadas no município de Barra de Santa Rosa-PB. A educação do campo sempre foi um ponto de descaso nas políticas educacionais. Esse tipo de organização de séries é feito principalmente no campo, onde as escolas são escassas e faltam professores. A partir desta problematização construímos os objetivos específicos: Identificar a visão dos professores sobre a formação dos alunos em classes multisseriadas. Verificar os problemas apontados pelos professores para a formação dos alunos destas classes. Compreender a prática construída pelo docente em relação a sua visão identificada sobre as salas multisseriadas. Para tal, utilizamos alguns autores como base para esta análise a exemplo de: Arroyo (1999); Dias e Nougueira (2013); Ghedin (2007; 2012); Gil (2002); Medrado (2012); Silva (2012) e alguns documentos oficiais e dados de algumas instituições: Brasil (2009); CNE/CEB (2002; 2008); Inep (2006); LDB (1996); Secad (2007). Alguns dos resultados indicam que avaliar a formação do aluno em meio aos atributos que o cercam, necessitando que os professores tenham um bom planejamento de suas atividades para alcançar o máximo de aproveitamento do aluno, é muito difícil, como cita os sujeitos da pesquisa, pois o professor necessita de estratégias que o ajudem a melhorar o seu desenvolvimento. As políticas públicas direcionadas a educação do campo, onde estão localizadas essas salas multisseriadas, estão vinculadas às orientações estabelecidas na LDB. O profissional da educação do campo precisa de uma capacitação, mas, na realidade vivida pelo professor do campo, nem sempre possuem escolaridade necessária para a docência.
Abstract: This research aims to analyze the vision of teachers about their work in multisseriadas classes in the municipality of Barra de Santa Rosa-PB. The education field has always been a point of neglect in educational policies. This type of organization of series is mainly made in the country, where schools are scarce and there is a lack of teachers. From this problematization built specific objectives: Identify the teachers ' vision on the formation in multisseriadas classes. Check the problems pointed out by teachers for the training of students of these classes. Understand the practice built by Professor about his vision identified on the multisseriadas rooms. To this end, we use some authors as the basis for this analysis like: Arroyo (1999); Days and Nougueira (2013); Ghedin (2007; 2012); Gil (2002); Medrado (2012); Silva (2012) and some official documents: Brazil (2009); CNE/CEB (2002; 2008); INEP (2006); LDB (1996); SECAD (2007). Some of the results indicate that evaluate the student's training among the attributes that the surrounding, requiring that teachers have a good planning of its activities to achieve maximum exploitation of the student, it is very difficult, as cites the subject of research, because the teacher requires strategies that will help improve your development. Public policies directed to the education field, where are located these rooms multisseriadas, are linked to the guidelines established in the LDB. The professional education needs a training field, but in reality experienced by the professor of the field, do not always have the necessary education to teaching.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación tuvo como objetivo analizar la visión de los profesores sobre su trabajo en clases multigrado en el municipio de Barra de Santa Rosa-PB. La educación rural siempre ha sido un punto de descuido en las políticas educativas. Este tipo de organización de grados se lleva a cabo principalmente en el campo, donde las escuelas son escasas y faltan maestros. A partir de esta problematización, construimos los objetivos específicos: Identificar la mirada de los docentes sobre la formación de los estudiantes en clases multigrado. Verificar los problemas señalados por los docentes para la formación de los alumnos de estas clases. Comprender la práctica construida por el docente en relación a su visión identificada de las aulas multigrado. Para ello, tomamos como base para este análisis a algunos autores, tales como: Arroyo (1999); Dias y Nougueira (2013); Ghedin (2007; 2012); Gil (2002); Medrado (2012); Silva (2012) y algunos documentos oficiales y datos de algunas instituciones: Brasil (2009); CNE/CEB (2002; 2008); Inep (2006); LDB (1996); Secad (2007). Algunos de los resultados indican que evaluar la formación del estudiante en medio de los atributos que lo rodean, exigiendo que los docentes tengan una buena planificación de sus actividades para lograr el máximo aprovechamiento del estudiante, es muy difícil, como lo mencionan los sujetos de investigación, debido a que la El maestro necesita estrategias que le ayuden a mejorar su desarrollo. Las políticas públicas dirigidas a la educación rural, donde se ubican estas aulas multigrado, están vinculadas a los lineamientos establecidos en la LDB. El profesional de la educación rural necesita formación, pero, en la realidad que vive el maestro rural, no siempre tiene la formación necesaria para la docencia.
Keywords: Multisseriação
Educação no campo
Formação docente
Education in the field
Teacher education
Multiseriación
Educación en el campo
Formación de profesores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Rural
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9284
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALÉRIA SABRINA LUNA SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfValéria Sabrina Luna Santos -TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20151.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.