Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9285
Title: A evasão escolar no ensino médio de uma escola pública do semiárido paraibano: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Professor José Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé/PB.
Other Titles: The dropout in high school of a public school in Paraíba semiarid: the case of the State School of Elementary and High School Professor José Gonçalves de Queiroz, in the city of Sumé / PB.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Maria Ivoneide de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Robson Fernandes.
Keywords: Educação contextualizada;Evasão escolar;Ensino médio;Contextualized Education;School dropout;High school
Issue Date: 5-Oct-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Maria Ivoneide de Oliveira. A evasão escolar no ensino médio de uma escola pública do semiárido paraibano: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Professor José Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé/PB. 2011. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9285
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo analisar as causas da evasão escolar no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, no Município de Sumé/PB, no período de 2008 a 2010. As motivações para o estudos partiram do fato de observar que aos educandos desapareciam das salas de aulas, sem questionamentos ou intervenções. Ao ingressar no apoio pedagógico da escola, com acesso a documentos – diários de classe, fichas individuais, boletins, resultado final, censo escolar – ficou perceptível os números, e surgiu a preocupação, por constatar que era algo repetitivo, mas que nada era feito para reverter o quadro. Para esta pesquisa, utilizou-se como via metodológica a pesquisa qualitativa, centrando o trabalho investigativo no Estudo de Caso, a partir do diário de campo, da observação participante, da análise documental e de entrevistas. Elegeu-se como público alvo os segmentos discente e docente da referida escola. Como resultado a pesquisa apontou um elevado índice de evasão escolar, que segundo educandos e educadores é reflexo do desinteresse, da indiferença, da necessidade de trabalho, da gravidez precoce, da falta de incentivo da família. Foi comprovado que poucos educandos retornaram no ano seguinte (2011) e a escola continua seu trabalho sem estratégias que revertam esse problema.
Abstract: The aim of this paper was to analyze the causes of truancy in High School from Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, in Sumé City – PB, from 2008 to 2010. The motivations for the studies from the fact noted that the students disappearedfrom classrooms, without question or interventions. When entering the school'seducational support, with access to documents - day of class, individual sheets, newsletters, final result, the school census - was noticeable numbers, and there was a concern, to see that something was repetitive, but that nothing was done to reverse the situation. For this research, was used as a way qualitative research of methodology, focusing the investigative work on Study Case, from the field diary, participant observation, documentary analysis and interviews.Was selected as target students and teachers of this school. The objectives were to identify the dropout rate in 2008, 2009 and 2010; to point out the possible causes of truancy; to check how many students returned to school in 2011; to identify and analyze the strategies and educational policies that the school has been developing in facing the problem of truancy. As a result, the survey indicated a high dropout rate, which according to students and teachers is a reflection of disinterest, indifference, and need to work, early pregnancy, lack of encouragement from the students family. Been shown that few students returned the following year (2011) and the school continues working without strategies to reverse this problem. Key-words:
Keywords: Educação contextualizada
Evasão escolar
Ensino médio
Contextualized Education
School dropout
High school
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9285
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IVONEIDE DE OLIVEIRA ARAÚJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfMaria Ivoneide de Oliveira Araújo - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 20111.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.