Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9290
Title: O ensino de língua inglesa no contexto da EJA: uma reflexão sobre a proposta de sequência didática e o uso de gêneros textuais.
Other Titles: The teaching of the English language in the context of the EJA: a reflection on a didactic sequence proposal and the use of textual genres.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ramom Bernardo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Luciana Parnaíba de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Educação de jovens e adultos;Modelo didático;English language teaching;Youth and Adult Education;Didactic model
Issue Date: 6-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ramon Bernardo da. O ensino de língua inglesa no contexto da EJA: uma reflexão sobre a proposta de sequência didática e o uso de gêneros textuais. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é refletir sobre os modelos didáticos para o ensino de Língua Inglesa na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir da observação das dificuldades do modelo tradicional de ensino de estabelecer conexões reais entre os alunos dessa modalidade e a Língua Inglesa, pretende-se refletir acerca dos modelos possíveis para o ensino da língua de forma contextualizada. A quase que totalidade das reflexões apresentadas aqui é consequência do enfrentamento de uma triste realidade quanto à Língua Inglesa como disciplina nas salas de aula da EJA. Estudos como o de Petreche (2008) têm evidenciado que o ensino de Língua Estrangeira, especialmente o de Língua Inglesa, é desvalorizado pelos alunos dessa modalidade. O modelo de Sequência Didática (SD) expressa uma possibilidade para o ensino de Língua Inglesa de forma contextualizada na EJA. Dessa forma busca-se discutir a funcionalidade do modelo de SD aplicado ao ensino de Língua Inglesa na EJA. Para isso, nos amparamos nos estudos de Almeida Filho (2011) para refletir sobre o ensino de Língua Inglesa no Brasil, Paula e Oliveira (2011), Capucho (2012) e Borges (2006) para construir uma retrospectiva histórica da EJA como um direito, Arroyo (2011) para pensar a configuração da EJA em suas especificidades. Pretende-se também estabelecer relações entre o ensino contextualizado de Língua Inglesa e resultados satisfatórios no que concerne ao contato com a língua como forma de emancipação dos indivíduos. Abordamos os pressupostos epistemológicos da teoria que embasa essa pesquisa, enfatizando os trabalhos com SD, modelo proposto por Dolz e Schneuwly (1996), desenvolvidas a partir da perspectiva teórica do Sociointeracionismo para ensino da Língua à luz de Marcuschi (2008), Antunes (2010), Koch (2011), entre outros. Acreditamos que este tipo de pesquisa resultará em contribuições científicas para a área de ensino de línguas.
Abstract: The objective of this work is to propose a didactic model for the teaching of English Language in the modality of Youth and Adult Education. From the observation of the difficulties of the traditional model of teaching to establish real connections between the students of this modality and the English Language, it is intended to reflect on the possible models for the teaching of the language in a contextualized way. Studies such as that of Petreche (2008) have shown that the teaching of LE, especially English, is devalued by students of this modality. The Didactic Sequence (SD) model expresses a possibility for the teaching of EFL in a contextualized way in the Youth and Adult Education. For this, we rely on the studies of Almeida Filho (2011) to reflect on the teaching of English Language in Brazil, Paula and Oliveira (2011), Capucho (2012) and Borges (2006) to construct a historical retrospective of Education of young people and adults as a right, Arroyo (2011) to think the configuration of the modality in its specificities. Thus, the present work aims to discuss the functionality of the Didactic Sequence model proposed by Dolz and Schneuwly (1996) applied to the teaching of English Language in the Youth and Adult Education. It is also intended to establish relationships between the contextualized teaching of English Language and satisfactory results regarding the contact with the language as a form of emancipation of the individuals. We approach the epistemological assumptions of the theory underlying this research, emphasizing the works with Didactic Sequence, a model proposed by Dolz and Schneuwly (1996), developed from the theoretical perspective of Sociointeractionism for language teaching based on Marcuschi (2008), Antunes 2010), Koch (2011), among others. We believe that this type of research cam bring in scientific contributions to the area of language teaching.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Educação de jovens e adultos
Modelo didático
English language teaching
Youth and Adult Education
Didactic model
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letas - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9290
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAMON BERNARDO DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2018.pdfRamon Bernardo da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2018.767.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.