Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9291
Title: Análise de atividades de oralidade em lívros didáticos de língua inglesa.
Other Titles: Analysis of oral activities in English language didactic books.
???metadata.dc.creator???: ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CÉSAR JÚNIOR, Renato Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Fabione Gomes da.
Keywords: Língua inglesa - ensino;Livro didático;Oralidade;English Language - Teaching;Textbook;Orality
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno. Análise de atividades de oralidade em livros didáticos de língua inglesa. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as propostas de compreensão e produção textual orais em livros didáticos de língua inglesa do primeiro ano do ensino médio, para perceber até que ponto essas atividades de compreensão e produção de gêneros orais em língua inglesa podem contribuir para a formação de estudantes capazes de se expressar na modalidade oral. A pesquisa pauta-se nos estudos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Bygate (2001), e mais, associados às políticas linguísticas vigentes na conjuntura educacional atual da sociedade brasileira, considerando também, a perspectiva de língua a qual é percebida como atividade social - sem desprezar os aspectos de estrutura e cognição inerentes a ela -, que precisa ser analisada em relação aos contextos socioculturais e históricos aos quais está submetida no ato de comunicação. Nesse sentido, o livro didático sendo um dos principais materiais de apoio ao docente, é imprescindível que ele esteja bem preparado. Ao desenvolver da pesquisa, constata-se que a maioria das propostas de atividades que abordam a oralidade ocupa um papel de menor relevância do ponto de vista quantitativo nos livros analisados, já que, pouca atenção é dada a tal competência, em relação as demais.
Abstract: This paper has as main objective to analyze the proposals of oral textual comprehension and production in English language textbooks of the first year of high school, to realize to what level these activities of comprehension and production of oral genres in English language can contribute to the students capable of expressing themselves in the oral modality. The research is based on the studies of Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Bygate (2001), and more, associated to the current linguistic policies in the current educational context of Brazilian society, considering also the language perspective which is perceived as a social activity - without neglecting the aspects of structure and cognition inherent to it - that needs to be analyzed in relation to the sociocultural and historical contexts to which it is submitted in the act of communication. In this sense, the textbook being one of the main materials of support to the teacher, it is imperative that he is well prepared. When developing the research, it is verified that most of the proposals of activities that approach orality occupy a role of lesser importance from the quantitative point of view in the analyzed books, since, little attention is given to this competence, in relation to the others.
Keywords: Língua inglesa - ensino
Livro didático
Oralidade
English Language - Teaching
Textbook
Orality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9291
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMIRES PARNAÍBA BRUNO ZAMBRANO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA .2018.pdfTamires Parnaíba Bruno Zambrano. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa. 2018.3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.