Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique De Melo.-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Renata da Silva.-
dc.description.resumoEste trabalho surgiu de uma preocupação genuína com o processo de ensino-aprendizagem correspondente à disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, a base de conhecimento dos nossos alunos. Diante disso, propusemo-nos a analisar tal processo, tendo como foco de estudo as turmas do 7º ano, pertencentes à Escola Municipal Dr. José Dantas Pinheiro, esta localizada na cidade de São João do Rio do Peixe, Paraíba. Assim sendo, passou-se a avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e, com isso, a metodologia e os procedimentos adotados por esses profissionais em sala de aula. Consequentemente, algumas reflexões foram necessárias, no que diz respeito às dificuldades e aos dilemas verificados a partir do ensino de Geografia no referido contexto escolar. Nessa perspectiva, e com a finalidade de proporcionar uma abordagem mais completa deste processo, os alunos foram alvo da pesquisa, dos quais buscou-se saber a opinião, ou seja, o posicionamento de cada um em relação às aulas, especialmente à forma como o professor aborda a disciplina. Sendo assim, com base nos relatos e nas reflexões realizadas no decorrer da pesquisa, realizou-se alguns comentários, nos quais se pôde verificar a importância de se aprofundar o estudo desta temática e, assim, visualizar a percepção das práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, bem como dos recursos metodológicos, já que têm como objetivo proporcionar a construção do conhecimento e a capacidade crítico-reflexiva dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleAbordagens do processo ensino-aprendizagem do 7º ano de geografia na Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro no município de São João do Rio do Peixe-PB: reflexões e propostas.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis work emerges of a genuine concern for the corresponding teaching-learning process to Geography discipline in the Elementary school, the base of the knowledge of our students. Therefore, we propose to analyze this process, with the focus of study classes 7 th grade , belonging to the Municipal School Dr. José Pinheiro Dantas, is located in São João do Rio do Peixe city, Paraíba state. Like this being, he happened to evaluate the pedagogical practices developed by teachers and, therefore, the methodology and procedures adopted by these professionals in the classroom. Consequently, some reflections were necessary, with regard to the difficulties and dilemmas verified from the Geography teaching in that school context. From this perspective, and in order to provide a more complete approach to this process, they students were subject of the research, of which seek to know the opinion, that is, the position of each in relation to school, especially the way the teacher approaches the discipline. Thus, based on reports and reflections made during the took place, we weave some comments, in which one can observe the importance of further study of this issue and thus excite the perception of pedagogical practices used in Geography teaching-learning process as well as the methodological resources, as aim to provide the construction of knowledge and critical- reflexive ability of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9314-
dc.date.accessioned2019-11-20T15:10:05Z-
dc.date.available2019-11-20-
dc.date.available2019-11-20T15:10:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia - São João do Rio do Peixe - PBpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGeography Teaching - São João do Rio do Peixe - PBpt_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Marcus Felippe Gabriel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApproaches of the teaching-learning process of the 7th grade of geography at Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro in the municipality of São João do Rio do Peixe-PB: reflections and proposals.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Marcus Felippe Gabriel. Abordagens do processo ensino-aprendizagem do 7º ano de geografia na Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro no município de São João do Rio do Peixe-PB: reflexões e propostas. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCUS FELIPPE GABRIEL ALVES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2015.pdfMarcus Felippe Gabriel Alves. TCC. Licenciatura em Geografia.2015.874.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.