Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, David L. R. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226887148243403pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Felipe Venceslau Almeida.
dc.contributor.referee2SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumoEste trabalho está relacionado à importância do uso da metodologia do Trabalho de Campo nas práticas pedagógicas da disciplina de Geografia. A problemática desta pesquisa consiste em analisar brevemente essa metodologia, a fim de compreender a necessidade do Trabalho de Campo dentro do ensino geográfico. O objetivo geral desta pesquisa visa avaliar o comprometimento dessa prática com o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico, fomentando a relação teórico-metodológico sobre o trabalho de campo como fundamento norteador da aprendizagem de Geografia. Para consubstanciar a análise, resgatamos as categorias relacionadas ao espaço geográfico, sendo elas: Paisagem e Lugar, com base em autores como Sternberg (1946), Souza (2012), Neves (2015), Venturi (2005) e Callai (1988). Para análise do objeto de estudo, recorremos ao seguinte procedimento metodológico: pesquisa bibliográfica sistematizada. Os resultados obtidos apresentaram o sentido da construção do conhecimento através de práticas inovadoras no ensino da Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2018-11-11
dc.description.abstractThis work is related to the importance of the use of Fieldwork methodology in the pedagogical practices of the Geography discipline. The problem of this research is to briefly analyze this methodology, in order to understand the need of Fieldwork within geographic teaching. The general objective of this research is to evaluate the commitment of this practice to the more interactive and dynamic teaching-learning process, fostering the theoretical-methodological relationship on field work as the guiding principle of Geography learning. In order to substantiate the analysis, we have rescued the categories related to the geographic space: Landscape and Place, based on authors such as Sternberg (1946), Souza (2012), Neves (2015), Venturi (2005) and Callai (1988). In order to analyze the object of study, we used the following methodological procedure: systematized bibliographical research. The results obtained presented the meaning of the construction of knowledge through innovative practices in the teaching of Geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9320
dc.date.accessioned2019-11-20T17:12:00Z
dc.date.available2019-11-20
dc.date.available2019-11-20T17:12:00Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrabalho de Campopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectFieldworkpt_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Fransuilma Luna.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of fieldwork for teaching geography.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Fransuilma Luna. A importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANSUILMA LUNA BARBOSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfFransuilma Luna Barbosa. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.398.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.