Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Micaelle Amancio da.
dc.contributor.referee2ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo principal analisar o ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I, 1º e 2º ano especificamente, da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, partindo da ideia de alfabetização geográfica, com ênfase no ensino da categoria lugar. O ensino de Geografia se faz importante desde os primeiros anos da educação escolar, por meio dele, o aluno desenvolverá a capacidade de entender e compreender o espaço, podendo assim agir de forma crítica e engajada dentro do seu contexto. Para atingir o objetivo aqui proposto a metodologia se deu a partir de pesquisas bibliográficas para discussão teórica da temática, em seguida, buscando elucidar a discussão realizada, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de questionários aplicados a professores da referida fase de ensino, buscando por meio da fala dos mesmos analisar o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I, na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. O trabalho apresentado ressalta a importância de uma alfabetização geográfica nos anos inicias, abordando suas respectivas contribuições para a compreensão do indivíduo no meio em que convive, relacionando com a construção do conceito lugar, justificando-se aí a importância do mesmo. Portanto, constatou por meio da pesquisa, a importância do ensino da geografia no ensino infantil, sendo assim necessária uma alfabetização geográfica nos anos iniciais, neste aspecto os alunos terão possibilidade de construir uma aprendizagem significativa, a partir do seu lugar de convivência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA importância do ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I: um estudo de caso na cidade de São João do Rio do Peixe - PBpt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe present monograph has as main objective to analyze the teaching of geography in the years initials of elementary school I, 1st and 2nd year specifically, from the city of São João do Rio Peixe-PB, based on the idea of ​​geographic literacy, with emphasis on teaching the category place. Geography teaching has been important since the early years of school education, through it, the student will develop the ability to understand and understand space, thus being able to act critically and engaged within its context. To reach the goal proposed here the methodology was based on bibliographical research for theoretical discussion then, seeking to elucidate the discussion, a qualitative research through questionnaires applied to teachers of the referred phase of teaching, seeking through their speech to analyze the teaching of geography in the years elementary school I, in the city of São João do Rio do Peixe-PB. The work presented highlights the importance of geographical literacy in the early years, addressing their respective contributions to the understanding of the individual in the environment coexists, relating to the construction of the place concept, justifying the importance of same. Therefore, he verified through the research, the importance of the teaching of geography in the Thus, geographical literacy in the early years is students will be able to build meaningful learning from your place of coexistence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9337
dc.date.accessioned2019-11-20T22:36:42Z
dc.date.available2019-11-20
dc.date.available2019-11-20T22:36:42Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de geografia - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetização geográfica - São José do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.subjectGeography - Teachingpt_BR
dc.subjectGeography Education - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectGeographic Literacy - São José do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Francisca Nathália Almeida Ricarte.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of teaching geography in the early years of elementary school I: a case study in the city of São João do Rio do Peixe - PBpt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Francisca Nathália Almeida Ricarte. A importância do ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I: um estudo de caso na cidade de São João do Rio do Peixe - PB . 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA NATHÁLIA ALMEIDA RICARTE BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2016.pdfFrancisca Nathália Almeida Ricarte Bezerra. TCC. Licenciatura em Geografia. 2016.1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.