Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9347
Title: Microbiologia no ensino fundamental e o uso de metodologias em sala de aula que favoreçam uma aprendizagem mais significativa: um desafio atual.
Other Titles: Microbiology in elementary school and the use of classroom methodologies that favor a more meaningful learning: a current challenge.
La microbiología en la escuela primaria y el uso de metodologías en el aula que favorezcan un aprendizaje más significativo: un reto actual.
???metadata.dc.creator???: SILVA, José de Anchieta da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Ensino de Ciências;Conhecimentos Prévios;Modalidades Didáticas;Science Education;Prior Knowledge;Teaching Methods;Enseñanza de las ciencias;Conocimientos previos
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,José de Anchieta da. Microbiologia no ensino fundamental e o uso de metodologias em sala de aula que favoreçam uma aprendizagem mais significativa: um desafio atual. 2015. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve por objetivo investigar e analisar o conhecimento prévio dos estudantes e bem como as metodologias desenvolvidas em sala de aula na prática pedagógica do Ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa investigativa com abordagem qualitativa que foi realizada em seis turmas de 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ana Maria Gomes, município de Picuí-PB. Aos participantes foi aplicado um questionário inicial com um total de 134 alunos e o mesmo foi reaplicado depois das metodologias trabalhadas com 132 estudantes. Os resultados obtidos indicam que as metodologias alternativas são importantes ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, pois os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, prazerosa e estimulante, o que pode favorecer uma aprendizagem significativa para um número maior de estudantes, quando comparado à exclusividade da modalidade tradicional de aula. Também foi constatado um aumento no interesse pela disciplina de Ciências e uma consequente apropriação mais adequada dos temas desta área. Os estudantes relataram oralmente que se sentiram mais motivados e que as aulas tornaram-se mais proveitosas, evidenciando, portanto, a necessidade do uso de modalidades didáticas variadas no Ensino de Ciências.
Abstract: This study aimed to investigate and analyze the prior knowledge of students as well as the methodologies developed in the classroom with pedagogical practice in science education. It is an investigative research with qualitative approach that was carried out in six classes of 7th, 8th and 9th years of elementary school of the Ana Maria Gomes School, Picuí City, Brazil. An initial questionnaire was applied to the total of 134 students and it was reapplied after methodologies worked with 132 students. The results obtained indicate that alternative methodologies are important tools to the teaching and learning process, as the contents are worked dynamic, enjoyable and stimulating way, which may favor a significant learning for a greater number of students compared to the exclusivity traditional mode of teach. It was also noted an increase in interest in Science studies, and more appropriate ownership of issues in this area. Students reported orally that they felt more motivated and the classes become more profitable, showing therefore the need to use different teaching methods in science education.
???metadata.dc.description.resumen???: Este estudio tuvo como objetivo investigar y analizar los conocimientos previos de los estudiantes y las metodologías desarrolladas en el aula en la práctica pedagógica de la Enseñanza de las Ciencias. Se trata de una investigación de investigación con enfoque cualitativo que se llevó a cabo en seis clases de los grados 7º, 8º y 9º de la Enseñanza Fundamental de la Escola Municipal Ana Maria Gomes, municipio de Picuí-PB. Se aplicó un cuestionario inicial a los participantes con un total de 134 estudiantes y el mismo se volvió a aplicar luego de las metodologías trabajadas con 132 estudiantes. Los resultados obtenidos indican que las metodologías alternativas son herramientas importantes para el proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que los contenidos se trabajan de forma dinámica, amena y estimulante, lo que puede favorecer un aprendizaje significativo para un mayor número de estudiantes, en comparación con la exclusividad. el modo de aula tradicional. También hubo un aumento en el interés por la disciplina de Ciencias y una consecuente apropiación más adecuada de los temas en esta área. Los estudiantes relataron oralmente que se sintieron más motivados y que las clases se volvieron más rentables, evidenciando, por tanto, la necesidad de utilizar diferentes modalidades didácticas en la Enseñanza de las Ciencias.
Keywords: Ensino de Ciências
Conhecimentos Prévios
Modalidades Didáticas
Science Education
Prior Knowledge
Teaching Methods
Enseñanza de las ciencias
Conocimientos previos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9347
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSE DE ANCHIETA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfJosé de Anchieta da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20151.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.