Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Maria Franco Trindade.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.description.resumoAulas práticas nas Ciências Biológicas assumem relevância fundamental para o ensino-aprendizagem, especialmente levando-se em consideração o fato de que os temas abrangidos por essa área do conhecimento são atualizados com frequência. Porém, mesmo sabendo que os resultados de uma aula experimental sejam consistentes, seja ela realizada na sala de aula ou em laboratório, ainda existem dificuldades referentes à aplicação e realização dessa modalidade didática. O presente trabalho teve por objetivo analisar o entendimento de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (CES-UFCG), sobre a importância das aulas práticas no Ensino Superior e verificar se o uso das mesmas tem influência no desempenho dos discentes. Para tanto, seguiu como percurso metodológico a aplicação de um questionário estruturado aos alunos do 4° ao 8º período diurno e do 4º ao 10º período noturno. Observou-se que os estudantes das turmas pesquisadas consideram importantes as aulas práticas experimentais no Ensino Superior, apesar de relacionarem diretamente a sua função à comprovação ou consolidação de teorias. Os estudantes também apontaram a necessidade da realização mais frequente dessas experimentações. Deve-se considerar que este tipo de aula tenha um caráter investigativo, ou seja, que os resultados da experimentação sejam interpretados e explicados pela teoria que, por sua vez, viria em um momento posterior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleAulas experimentais de ensino superior: a visão de estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas sobre esse tipo de prática.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractPractical classes in Biological Sciences are important for teaching-learning process, especially due to the the topics covered by this area of knowledge which are updated frequently. However, even though the results of a trial class are consistent, whether carried out in the classroom or laboratory, there are still difficulties relating to the implementation and realization of this teaching mode. This study aimed to analyze the understanding of students of the course of Degree in Biological Sciences of the Federal University of Campina Grande about the importance of practical classes in higher education and verify how the use of the same influences the performance of students. For this goal, there was the application of a structured questionnaire to students of several levels of the course. It was observed that the students consider important experimental classes in higher education, although its functions were directly related to evidence or consolidation theories. Students also indicated the need for more frequent conduct of these classes. It should be considered that this kind of class has an investigative character, that is, that the trial results are interpreted and explained by the theory that, in turn, would come at a later time.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9351-
dc.date.accessioned2019-11-21T11:19:40Z-
dc.date.available2019-11-21-
dc.date.available2019-11-21T11:19:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Biológicaspt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectTeaching of Biological Sciencespt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.subjectknowledge constructionpt_BR
dc.subjectEnseñanza de las ciencias biológicas-
dc.subjectClases prácticas-
dc.subjectConstrucción del conocimiento-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Maria de Lourdes de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperimental higher education classes: the view of undergraduate life sciences students about this kind of practice.pt_BR
dc.title.alternativeClases experimentales en educación superior: la mirada de estudiantes de pregrado en ciencias biológicas sobre este tipo de práctica.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA,Maria de Lourdes de Araújo. Aulas experimentais de ensino superior: a visão de estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas sobre esse tipo de prática. 2015. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenLas clases prácticas en Ciencias Biológicas asumen una relevancia fundamental para la enseñanza y el aprendizaje, sobre todo teniendo en cuenta que los temas que abarca esta área del conocimiento se actualizan con frecuencia. Sin embargo, aún sabiendo que los resultados de una clase experimental son consistentes, ya sea que se realice en el aula o en el laboratorio, aún existen dificultades en cuanto a la aplicación y realización de esta modalidad didáctica. El presente estudio tuvo como objetivo analizar la comprensión de los estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas, del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande (CES-UFCG), sobre la importancia de las clases prácticas en la Educación Superior y verificar si su uso influye en el rendimiento de los alumnos. Para ello, el planteamiento metodológico fue aplicar un cuestionario estructurado a los alumnos del 4º al 8º periodo diurno y del 4º al 10º periodo nocturno. Se observó que los estudiantes de los grupos encuestados consideran importantes las clases prácticas experimentales en la Educación Superior, a pesar de relacionar directamente su rol con la demostración o consolidación de teorías. Los estudiantes también señalaron la necesidad de realizar estos experimentos con mayor frecuencia. Se debe considerar que este tipo de clase tiene un carácter investigativo, es decir, que los resultados de la experimentación son interpretados y explicados por la teoría que, a su vez, vendría en un momento posterior.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE LOURDES DE ARAÚJO OLIVEIRA -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfMaria de Lourdes de Araújo Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2015789.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.