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Title: Estudo das técnicas de controle de carga em conversores monofásicos para correção de fator de potência.
Other Titles: Study of load control techniques in single phase converters for power factor correction.
???metadata.dc.creator???: BENTO, Aluisio Alves de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edison Roberto Cabral da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANTUNES, Fernando Luiz Marcelo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JACOBINA, Cursino Brandão.
???metadata.dc.contributor.referee3???: OLIVEIRA, Talvanes Meneses.
Keywords: Controle de Carga;Conversores Monofásicos;Correção de Fator de Potência;Corrente de Linha Senoidal;Conversor Boost;Controle de Carga;Modo de Condução Descontínua (MCD);Modo de Condução Contínua (MCC);Load Control;Single-phase converters;Power Factor Correction;Sinusoidal Line Current;Boost converter;Load Control;Discontinuous Driving Mode (MCD);Continuous Driving Mode (MCC)
Issue Date: Feb-2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BENTO, Aluisio Alves de Melo. Estudo das técnicas de controle de carga em conversores monofásicos para correção de fator de potência. 2005. 127f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho é, inicialmente, apresentada uma classificação básica das soluções ativas para controle de fator de potência monofásico com corrente de linha senoidal. Em seguida, são apresentados os aspectos gerais das principais técnicas de controle empregadas nestas soluções usando o conversor boost. Na seqüência, é feito um estudo com o objetivo de se obter uma sistematização para as técnicas de controle de carga, que operam no modo de condução descontínua (MCD) e no modo de condução contínua (MCC) tanto para controle de corrente média quanto instantânea. Estas técnicas apresentam várias vantagens: a não necessidade de ter de investigar a natureza pulsante e não-linear do conversor, não há necessidade de amostra (sensor) de tensão de linha, nem multiplicadores analógicos, além de conseguir zerar o erro de corrente em apenas um ciclo de chaveamento. Uma nova técnica de controle de carga denominada Controle de Carga com modulação em freqüência (CCFM) é proposta para melhorar a distorção harmônica total (DHT) de um conversor boost intercalado com divisor capacitivo (BIC), existente na literatura. Resultados de simulação e experimentais mostraram um desempenho bastante satisfatório para esta técnica. Dois novos conversores CA-CA integrados são concebidos a partir do conversor boost intercalado analisado com controle de carga FM. Tais conversores apresentaram alto fator de potência e baixa DHT com resposta de saída rápida.
Abstract: In this dissertation, a simplified classification of active solutions for singlephase power factor (PF) correction circuits with sinusoidal line current is given first. Next, a review of general aspects of PF control strategies used with unidirectional boost converter is carried out. Then, a systematic study of the charge control technique is proposed for both discontinuous conduction mode (DCM) and continuous conduction mode (CCM) by considering either peak or average current control. The charge control has several advantages: it is independent of the pulsating or non-linear characteristic of the converter, does not need to template the line current thus eliminating multipliers, and allows making zero the current error in just one switching period. Also, a new technique here named Frequency Modulation Charge Control (FMCC) is introduced in order to improve the line current Total Harmonic Distortion (THD) of an interleaved boost with capacitance midpoint connection (IBC) converter already existent in the technical literature. Simulated and experimental results are reported showing that the application of the FMCC technique results in a satisfactory performance. In addition, two new integrated AC to AC converters are conceived from the IBC converter, which present high power factor, low THD, and fast response.
Keywords: Controle de Carga
Conversores Monofásicos
Correção de Fator de Potência
Corrente de Linha Senoidal
Conversor Boost
Controle de Carga
Modo de Condução Descontínua (MCD)
Modo de Condução Contínua (MCC)
Load Control
Single-phase converters
Power Factor Correction
Sinusoidal Line Current
Boost converter
Load Control
Discontinuous Driving Mode (MCD)
Continuous Driving Mode (MCC)
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9367
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