Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9372
Title: A paleontologia nas escolas públicas do Curimataú Ocidental e Seridó Oriental Paraibano: uma abordagem na ótica dos professores.
Other Titles: Paleontology in the public schools of Western Curimataú and Seridó Oriental Paraibano: an approach from the teachers' perspective.
Paleontología en las escuelas públicas de Curimataú Ocidental y Seridó Oriental Paraibano: una aproximación desde la perspectiva de los docentes.
???metadata.dc.creator???: TAVARES, Danielle Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Michelle dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Izayna Pereira.
Keywords: Ensino de Paleontologia;Livros didáticos;Currículo escolar;Paleontology teaching;Schoolbooks;School Curriculum;Enseñanza de paleontología;Libros didácticos;Currículum escolar
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TAVARES,Danielle Lima. A paleontologia nas escolas públicas do Curimataú Ocidental e Seridó Oriental Paraibano: uma abordagem na ótica dos professores. 2015. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A Paleontologia é uma ciência de extrema importância para o entendimento dos acontecimentos passados, bem como para o desenvolvimento das descobertas e estudos sobre eras geológicas, evolução das espécies e as modificações sofridas por elas ao longo do tempo. No entanto, o que se percebe é que a abordagem do tema no currículo escolar é mínima, de modo que está distante de ser aplicado com ênfase e com sua devida importância em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo mostrar como os professores das micro-regiões paraibanas do Curimataú Ocidental e Seridó Oriental Paraibano visualizam estas dificuldades, fazendo uma análise qualitativa e quantitativa do ensino da Paleontologia através do preenchimento de um questionário, dividido em duas partes. Na primeira, fez-se uma análise do perfil destes docentes e, na segunda, foram aplicadas questões fechadas e abertas, nas quais os professores poderiam descrever todos os pontos principais sobre a maneira como a Paleontologia é abordada em suas salas de aula. Participaram desta pesquisa vinte professores de escolas do ensino público de sete cidades do Curimataú Ocidental e Seridó Oriental Paraíbano. Os resultados obtidos demonstraram que os professores entendem a importância da Paleontologia no ensino de Ciências e Biologia, uma vez que contribui para o desenvolvimento de conhecimentos científicos dos alunos. Além disso, percebem também que o livro didático e o currículo escolar deixam a desejar quando o assunto é Paleontologia. Mesmo com dificuldades, os docentes tentam inserir o tema na sala de aula, fazendo uso dos recursos que possuem. A pesquisa possibilitou, pois, apresentar a percepção dos docentes em relação ao déficit no desenvolvimento da temática Paleontologia no ensino básico e mostrou ainda algumas metodologias utilizadas pelos professores para tentar contornar os problemas existentes. Assim, constatou-se a necessidade de uma reformulação nos livros didáticos e currículo escolar.
Abstract: Paleontology is an extremely important science to understand events of the past, as well as for the development of discoveries and research about geological era, species evolution and the changes with them over time. However, what we can see is that the approach of this subject in the school curriculum is minimal, so it is far from being applied with emphasis and with effective importance in the classroom. This study aims to show how teachers of micro-regions from Western Curimataú and Oriental Seridó Paraibano perceive these difficulties, making a qualitative and quantitative analysis of Paleontology education by completing a form divided in two parts. In the first part, it was made a profile analysis of teachers and, in the second, it was applied objective and subjective questions, in which teachers could describe all the main points about how Paleontology is approached in their classrooms. This research involved the participation of twenty teachers from public schools in seven cities in the Western Curimataú and Seridó Oriental Paraibano. The results demonstrated that teachers understand the importance of Paleontology in teaching the subjects of Science and Biology, as it contributes to the development of students’ scientific knowledge. In addition, they also observed that the schoolbooks and the curriculum are unsatisfactory about Paleontology. Despite difficulties, the teachers try to insert the subject in the classroom, making use of the resources they have. In this context, the research made it possible exposes the teachers’ perceptions about the deficit in the development of Paleontology theme in basic education and even presented some methodologies used by teachers to try to circumvent existing problems. Thus, it was verified the need of an overhaul in schoolbooks and in the school curriculum.
???metadata.dc.description.resumen???: La paleontología es una ciencia de suma importancia para la comprensión de los acontecimientos del pasado, así como para el desarrollo de descubrimientos y estudios sobre las edades geológicas, la evolución de las especies y los cambios que han sufrido a lo largo del tiempo. Sin embargo, lo que se percibe es que el abordaje del tema en el currículo escolar es mínimo, por lo que está lejos de ser aplicado con énfasis y con la debida importancia en el aula. Este trabajo tuvo como objetivo mostrar cómo los profesores de las microrregiones de Curimataú Ocidental y Seridó Oriental Paraibano visualizan estas dificultades, haciendo un análisis cualitativo y cuantitativo de la enseñanza de la Paleontología mediante el llenado de un cuestionario, dividido en dos partes. En el primero se hizo un análisis del perfil de estos docentes y en el segundo se aplicaron preguntas cerradas y abiertas, en las que los docentes podían describir todos los puntos principales sobre la forma en que se aborda la Paleontología en sus aulas. Veinte profesores de escuelas públicas de siete ciudades de Curimataú Ocidental y Seridó Oriental Paraíbano participaron de esta investigación. Los resultados obtenidos mostraron que los docentes comprenden la importancia de la Paleontología en la enseñanza de las Ciencias y la Biología, ya que contribuye al desarrollo del conocimiento científico de los estudiantes. Además, también se dan cuenta de que el libro de texto y el currículo escolar dejan algo que desear cuando se trata de Paleontología. Aún con dificultades, los docentes tratan de insertar el tema en el aula, haciendo uso de los recursos que tienen. La investigación permitió, por lo tanto, presentar la percepción de los docentes en relación al déficit en el desarrollo del tema Paleontología en la educación básica y también mostró algunas metodologías utilizadas por los docentes para tratar de superar los problemas existentes. De ahí la necesidad de una reformulación de los libros de texto y del currículo escolar.
Keywords: Ensino de Paleontologia
Livros didáticos
Currículo escolar
Paleontology teaching
Schoolbooks
School Curriculum
Enseñanza de paleontología
Libros didácticos
Currículum escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Paleontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9372
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLE LIMA TAVARES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfDanielle Lima Tavares - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20151.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.