Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9380
Title: Educação ambiental e resíduos sólidos: uma experiência com crianças.
Other Titles: Environmental education and solid waste: an experience with children.
Educación ambiental y residuos sólidos: una experiencia con niños.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, Mariana Martins da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GIESTA, Letícia Carpolígua.
Keywords: Educação Ambiental;Resíduos Sólidos;Meio Ambiente;Reciclagem;Environmental education;Solid Waste;Environment;Recycling;Educación ambiental;Reciclaje
Issue Date: 23-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, Mariana Martins da. Educação ambiental e resíduos sólidos: uma experiência com crianças. 2015. 50fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi realizado com o objetivo de planejar, executar e analisar uma sequência didática em educação ambiental, abordando o tema resíduo sólidos, na educação básica, em uma escola municipal de Cuité, PB. Foi trabalhada a reciclagem de forma lúdica através de atividades teóricas e práticas, onde os alunos tiveram a oportunidade de brincar com o material confeccionado a partir de sucatas. O projeto de ação pedagógica foi desenvolvido com uma turma de alunos do 5º ano do ensino fundamental I. Para elaboração deste trabalho de monografia, tomamos a experiência como uma pesquisa participante. Utilizamos a observação, seguida de registro em caderno de campo e o registro fotográfico, e entrevistas como fonte de dados. E a avaliação dos alunos foi feita durante todo o desenvolvimento do projeto levando em consideração o envolvimento e a forma de participação. Os estudantes mostraram-se motivados e interessados durante a realização da oficina, visto que participaram ativamente e se empenharam na produção dos brinquedos, além da mudança de comportamento em sala, se tornaram mais responsáveis com relação à limpeza da sala de aula, passando a jogar o lixo na lixeira. Com este trabalho foi possível iniciar um processo de sensibilização das crianças sobre a necessidade de conservação do meio ambiente e principalmente da importância da gestão dos resíduos sólidos.
Abstract: This work was carried out in order to plan, execute and analyze a didactic sequence in environmental education, addressing the solid waste issue in basic education in a municipal school Cuité, PB. Recycling through play was worked through theoretical and practical activities where students had the opportunity to play with the material made from scraps. The pedagogical action project was developed with a group of students from the 5th grade of elementary school I. To prepare this thesis work, we take the experience as a participant research. We use observation, then record in a diary and photographic records, and interviews as a data source. And the student assessment has been made throughout the development of the project taking into consideration the involvement and form of participation. Students proved to be motivated and interested parties during the course of the workshop, as they actively participated and engaged in the production of toys, as well as room for behavior change, become more responsible with regard to cleaning the classroom, starting to play the trash in the trash. This work was able to start a children's sensitization process on the need for conservation of the environment and especially the importance of solid waste management.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo se realizó con el objetivo de planificar, ejecutar y analizar una secuencia didáctica en educación ambiental, abordando la temática residuos sólidos, en la educación básica, en una escuela municipal de Cuité, PB. El reciclaje se trabajó de manera lúdica a través de actividades teóricas y prácticas, donde los alumnos tuvieron la oportunidad de jugar con el material elaborado a partir de los desechos. El proyecto de acción pedagógica se desarrolló con un grupo de estudiantes del 5º año de la escuela primaria I. Para la elaboración de este trabajo monográfico, se tomó la experiencia como una investigación participativa. Utilizamos la observación, seguida del registro en cuaderno de campo y registros fotográficos, y la entrevista como fuente de datos. Y la evaluación de los alumnos se realizó a lo largo del desarrollo del proyecto, teniendo en cuenta la implicación y la forma de participación. Los estudiantes se mostraron motivados e interesados ​​durante el taller, ya que participaron activamente y se involucraron en la producción de juguetes, además de cambiar su comportamiento en el aula, se volvieron más responsables de la limpieza del aula, comenzando a jugar a la basura en el basura. Con este trabajo se logró iniciar un proceso de sensibilización de los niños sobre la necesidad de conservar el medio ambiente y en especial la importancia del manejo de los residuos sólidos.
Keywords: Educação Ambiental
Resíduos Sólidos
Meio Ambiente
Reciclagem
Environmental education
Solid Waste
Environment
Recycling
Educación ambiental
Reciclaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9380
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA MARTINS DA CUNHA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfMariana Martins da Cunha - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2015995.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.