Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOELHO, M. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6522002286514232pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Henaldo Moraes.
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de utilização das obras literárias no ensino de Geografia. Inicialmente falaremos sobre a trajetória dessa enquanto ciência, discorrendo sobre os problemas que a mesma vem enfrentando ao longo dos anos. Em seguida ainda tecendo considerações sobre o ensino da referida disciplina discorreremos sobre algumas questões referentes ao contexto atual da Geografia escolar. Posteriormente consideraremos a correlação existente entre a Geografia e a Literatura, apontando as contribuições que esse segundo campo de estudo pode trazer para as aulas de Geografia. E por fim analisaremos a obra literária O Quinze de Raquel de Queiroz, dando enfoque principal às representações do fenômeno natural ―seca‖ contidas na referida obra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleGeografia e literatura: um elo possível.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the possibilities of use of literary works in teaching Geography. Initially we will talk about the history of this as a science, discussing the problems that it has faced over the years, then further considerations on the teaching of this discipline will discuss some issues regarding the current context of school Geography. Later we will consider the correlation between geography and literature, pointing out the contributions that this second field of study can bring to the geography lessons. Finally we analyze the literary work The Fifteen Rachel de Queiroz, giving approach the main representations of natural phenomena "dry" contained in that work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9381
dc.date.accessioned2019-11-21T17:12:41Z
dc.date.available2019-10-21
dc.date.available2019-11-21T17:12:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia e literaturapt_BR
dc.subjectGeografia e literatura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography and Literaturept_BR
dc.subjectGeography and Literature - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOELHO, Maria Rosana.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography and literature: a possible link.pt_BR
dc.identifier.citationCOELHO, Maria Rosana. Geografia e literatura: um elo possível. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ROSANA COELHO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfMaria Rosana Coelho. TCC. Licenciatura em Geografia.2014.376.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.