Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383
Title: O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.
Other Titles: The teaching of African history and Afro-Brazilian culture in elementary school I, in the city of Bonito de Santa Fé-PB.
???metadata.dc.creator???: CORDEIRO, Francialdo Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Risomar Alves dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Ensino de história da África - ensino fundamental;Escolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - Paraíba;Cultura afrobrasileira - ensino nas escolas;Lei - 10.639/03;African History Teaching - Elementary School;Public Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - Paraíba;Afro-Brazilian culture - teaching in schools
Issue Date: 3-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CORDEIRO, Francialdo Leite. O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo referente ao ensino de História da África e Cultura Afrobrasileira teve a intenção de mostrar a visão errônea com que as escolas e os livros didáticos transmitem sobre o tema para seus alunos como aponta ainda que não está sendo cumprida a referida Lei bem como aponta as dificuldades que as escolas encontram para a sua aplicação, principalmente no que diz respeito à falta de formação dos professores para trabalharem essa temática, como também pelo fato da maioria dos educadores não reconhecerem ou se acomodarem com as dificuldades encontradas que possa facilitar a compreensão da História Brasileira. Sendo esta uma maneira de se fazer com que sejam quebradas as ideologias racistas e preconceituosas, transmitidas aos alunos de maneira totalmente distorcida e a importância dos negros africanos no processo de construção e formação da cultura brasileira. Através desta pesquisa intitulada “O ensino de História da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé – PB,” que teve como objetivos identificar o porquê dos professores não trabalharem de forma efetiva o ensino de História e Cultura Afrobrasileira na sala de aula, como também saber quais são as maiores dificuldades enfrentadas na aplicação da Lei 10.639/2003. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas municipais do ensino fundamental I da cidade de Bonito de Santa Fé – PB. Os sujeitos da pesquisa foram dez professoras que se encontravam em sala de aula nas séries inicias do Ensino Fundamental I. Como instrumento de coleta de dados foi trabalhado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, composto por seis questões, ficando claro que as escolas não estão atendendo ao que determina a Lei 10.639/2003, como também muitos professores não tiveram uma formação voltada para o ensino desta temática, fazendo com que fique cada vez mais difícil combater o preconceito racial em sala de aula. Assim, percebemos que a escola, como também os educadores, precisam desenvolver estratégias pedagógicas para amenizar o preconceito racial na escola e na sociedade.
Abstract: This study concerning the teaching of African History and Afro-Brazilian Culture was intended to show the erroneous view that schools and textbooks convey on the subject to his students how points are still not being fulfilled this law and points out the difficulties that schools are for its implementation, particularly with regard to the lack of training of teachers to work this theme, but also by the fact that most educators do not recognize or accommodate themselves to the difficulties that may facilitate the understanding of history Brazilian. Racist and prejudiced ideologies, transmitted to students to totally distorted manner and the importance of black Africans in the construction process and formation of Brazilian culture and this is a way to have them broken. Through this research entitled "The teaching of African History and Afro-Brazilian culture in elementary school, in Bonito town of Santa Fe - PB," which aims to identify the teachers' why do not work effectively in the teaching of History and Afro-Brazilian Culture in the classroom, but also know what are the major difficulties faced in the implementation of Law 10.639 / 2003. The survey was conducted in three public elementary schools I the Beautiful city of Santa Fe - PB. Research subjects were ten teachers who were in the classroom in the elementary school initial series I. As data collection instrument was worked out a questionnaire with closed and open questions consisting of six questions, making it clear that schools do not They are responding to what to Law 10,639 / 2003, as well as many teachers have not had a dedicated training for teaching this subject, so that becomes increasingly difficult to combat racial prejudice in the classroom. Thus we see that the school, as well as educators, need to develop teaching strategies to mitigate racial prejudice at school and in society
Keywords: Ensino de história da África - ensino fundamental
Escolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - Paraíba
Cultura afrobrasileira - ensino nas escolas
Lei - 10.639/03
African History Teaching - Elementary School
Public Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - Paraíba
Afro-Brazilian culture - teaching in schools
???metadata.dc.subject.cnpq???: Pedagogia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIALDO LEITE CORDEIRO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2015.pdfFrancialdo Leite Cordeiro. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2015.357.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.