Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUCENA, T. K. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6831067998393884pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.description.resumoA educação ambiental consiste em reflexões e práticas a respeito do papel dos indivíduos em relação ao meio ambiente em que vivem. Assim, essa educação é vista como possível redentora em meio a tantos problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual. Este trabalho descreveu e analisou uma sequência didática com alunos de uma turma de 5º ano na Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre os tipos de resíduos sólidos e suas implicações no meio ambiente e na sociedade em geral. Nas atividades optou-se pela interligação da teoria e prática, numa perspectiva interdisciplinar entrelaçando saberes científicos e arte como percurso metodológico para construção do conhecimento. A pesquisa teve como principais resultados o trabalho coletivo entre os estudantes, o estímulo à construção de saberes ambientais, a afetividade no contexto escolar e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Este trabalho também apontou possibilidades para a participação da comunidade escolar em torno da temática ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractEnvironmental education consists in reflections and practices about the individuals’ role in relation to the environment in which they live. So, this education is seem as a possible redeeming among many environmental problems faced by the current society. This paper describes and analyzes a didactic sequence with students in a 5th grade class about the types of solid waste and their implications on the environment and society in general. In the activities we opted for the interconnection of theory and practice, in an interdisciplinary perspective intertwining scientific knowledge and art as methodological approach for knowledge building. The results bring to the discussion the importance of stimulating the collective work, social participation, affective development in the school context and encouraging the development of artistic skills. This paper also points out possibilities to the school community participation around environment themes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9396-
dc.date.accessioned2019-11-22T09:22:33Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2019-11-22T09:22:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectGarbagept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectMedio ambiente-
dc.subjectBasura-
dc.subjectColegio-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Talita Kelly Pinheiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education with children: playing and learning from solid waste.pt_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental con niños: jugando y aprendiendo con los residuos sólidos.-
dc.identifier.citationLUCENA,Talita Kelly Pinheiro. Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos. 2015. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenLa educación ambiental consiste en reflexiones y prácticas sobre el papel de los individuos en relación con el medio en el que viven. Así, esta educación se ve como un posible redentor en medio de tantos problemas ambientales que enfrenta la sociedad actual. Este trabajo describió y analizó una secuencia didáctica con estudiantes de 5º año de la Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre los tipos de residuos sólidos y sus implicaciones para el medio ambiente y la sociedad en general. En las actividades se optó por la interconexión de la teoría y la práctica, en una perspectiva interdisciplinaria, entrelazando el conocimiento científico y el arte como camino metodológico para la construcción del conocimiento. Los principales resultados de la investigación fueron el trabajo colectivo entre los estudiantes, el estímulo a la construcción del conocimiento ambiental, la afectividad en el contexto escolar y el desarrollo de habilidades artísticas. Este trabajo también apuntó posibilidades para la participación de la comunidad escolar en torno al tema ambiental.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALITA KELLY PINHEIRO LUCENA -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfTalita Kelly Pinheiro Lucena - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20151.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.