Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9398
Title: Educação inclusiva: desafios dos docentes no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.
Other Titles: Inclusive education: challenges of teachers in the process teaching and learning of students with special educational needs.
Educación inclusiva: desafíos para los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje de estudiantes con necesidades educativas especiales.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Albertânia dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Kiriak Nurit.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Joana Maria de Farias.
Keywords: Desafio;Ensino/Aprendizagem Professores;Conhecimento;Capacitação docente;Inclusive Education;Learning;Challenges;Teachers;Knowledge;Enseñanza/aprendizaje de docentes;Conocimiento;Formación de docentes
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Albertânia dos Santos. Educação inclusiva: desafios dos docentes no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação inclusiva é uma realidade em processo de aperfeiçoamento no Brasil, apesar de toda a legislação já aprovada e em vigor. A necessidade de aperfeiçoamento se configura a partir da realidade vivenciada nas escolas que ainda necessitam de mudanças para cumprir o que determina a lei: dar condições de matricular e manter na escola cada aluno que apresente algum tipo de necessidade educativa especial - (NEE), dando-lhe condições para o seu pleno desenvolvimento de acordo com suas limitações. O ambiente escolar desde sua infra-estrutura até o seu quadro de funcionários precisa se adequar para receber esse alunado. O presente trabalho foi realizada com os professores de ciências nas escolas de ensino fundamental II, na zona urbana do município de Cuité-PB, investigando as necessidades educativas especiais presentes em cada escola, a metodologia, a avaliação direcionada aos alunos com NEE além de verificar os desafios enfrentados pelos professores nessa tarefa de promover a aprendizagem e superação desses alunos que agora têm o direito de estarem em classe de ensino regular. O estudo mostrou que cotidianamente os professores de sala regular enfrentam variados desafios para ensinar aos alunos com NEE, dentre os quais foram citados 4 com maior frequência: de turmas numerosas, ausência de sala com recursos para atendimento especializado, falta de material didático, e o problema/desafio mais expressivo é a falta de conhecimento ou capacitação que auxilie significativamente no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma os resultados evidenciam a necessidade de mudança, reestruturação do sistema, baseado na própria experiência dos docentes. Esta pesquisa confirmou tal necessidade já descrita em outros trabalhos nas mais variadas regiões do país.
Abstract: Inclusive education is a reality enhancement process in Brazil, despite all the legislation already approved and in force. The need for improvement is configured from the reality experienced in schools, which still needs to change to meet what determines the law: to maintain and able to enroll in school each student to present some form of special educational need-SEN, giving her conditions for their full development in accordance with their limitations. The school environment from its infrastructure to its workforce needs to adapt to receive this student body. This research was carried out with science teachers in elementary schools II, in the urban area of the municipality of Cuité - PB, investigating the special educational needs constant in each school, methodology, evaluation directed at pupils with SEN and even check the challenges faced by teachers in this task of promoting learning and overcoming these students who now have the right to be in regular education class. The study showed that daily regular classroom teachers face varied challenges to teach students with SEN, including 4 were cited more often, which are large classes, lack of resources room for specialized care, lack teaching materials and most important result is the lack of knowledge or training that significantly assist in the teaching learning, thus indicating the need for change, system restructuring, based on the experience of teachers. This research confirmed this need already described in other studies in various regions of the country.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación inclusiva es una realidad en proceso de mejora en Brasil, a pesar de toda la legislación ya aprobada y en vigor. La necesidad de mejora se configura a partir de la realidad que se vive en las escuelas que aún necesitan cambios para cumplir con lo que determina la ley: brindar condiciones para matricular y mantener en la escuela a todo estudiante que presente algún tipo de necesidad educativa especial - (NEE), dando condiciones para su pleno desarrollo de acuerdo a sus limitaciones. El entorno escolar, desde su infraestructura hasta su personal, necesita adaptarse para recibir a estos estudiantes. El presente trabajo se realizó con profesores de ciencias de las escuelas primarias II, en el casco urbano del municipio de Cuité-PB, investigando las necesidades educativas especiales presentes en cada escuela, la metodología, la evaluación dirigida a los alumnos con NEE además hasta constatar los desafíos que enfrentan los docentes en esta tarea de promover el aprendizaje y la superación de estos estudiantes que ahora tienen derecho a estar en las clases de educación regular. El estudio mostró que los docentes de aula regular enfrentan una variedad de desafíos en la enseñanza de estudiantes con NEE, entre los cuales 4 fueron citados con mayor frecuencia: clases numerosas, ausencia de un aula con recursos para atención especializada, falta de material didáctico y El problema más expresivo/ desafío es la falta de conocimiento o formación que ayude significativamente en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, los resultados muestran la necesidad de cambio, de reestructuración del sistema, a partir de la propia experiencia de los docentes. Esta investigación confirmó esta necesidad ya descrita en otros trabajos en las más variadas regiones del país.
Keywords: Desafio
Ensino/Aprendizagem Professores
Conhecimento
Capacitação docente
Inclusive Education
Learning
Challenges
Teachers
Knowledge
Enseñanza/aprendizaje de docentes
Conocimiento
Formación de docentes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9398
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBERTÂNIA DOS SANTOS SILVA -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2015.pdfAlbertânia dos Santos Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20151.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.