Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBATISTA, T. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6210796112972799pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleA música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.pt_BR
dc.date.issued2017-09-18
dc.description.abstractThe objective of this work is to propose an activity with music that can be used as a motivational tool in English language teaching and learning. Taking into account the challenges present in foreign language classes in Brazilian public schools, it is of great importance that teachers plan their classes directed toward the learner, elaborating classes with the support of playful activities, for that the students feel more motivated in front of a teaching that often ends up being devalued because it is not very effective in schools, but it is possible to relate language and genre both working for skills development and student acquisition. We aim to propose practical activities with songs that serve as motivational tools for English language learning, to show the challenges in foreign language teaching and to understand how motivation works in the students' lives. The research of bibliographic has as theoretical contribution the opinions and concepts of authors as Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), among others. The song chosen was Imagine (1971) by the singer and composer John Lennon, former member of the Beatles band. Therefore, an activity with the song Imagine will be proposed, containing five questions that are capable of practicing the student's language skills, being worked on a communicative approach, working with grammatical and discursive questions for that students can develop a collective and reflective knowledge in a sociointeractionist context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415
dc.date.accessioned2019-11-22T12:50:43Z
dc.date.available2019-11-22
dc.date.available2019-11-22T12:50:43Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - motivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagem - inglêspt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - ensinopt_BR
dc.subjectEnglish Language - Teachingpt_BR
dc.subjectMusic - Motivationpt_BR
dc.subjectTeaching - Learning - Englishpt_BR
dc.subjectForeign Language - Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Thayany de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic as a motivational factor in English language teaching and learning: a proposal for didactic sequence.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYANY DE OLIVEIRA BATISTA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA. 2017.pdfThayany de Oliveira Batista. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa. 2017.544.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.