Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9417
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, Maria Eliete de.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.-
dc.description.resumoNossa pesquisa teve como foco principal propor a reformulação dos discursos sexistas presente em algumas letras de música funk a partir da produção do gênero textual/discursivo paródia. E, deste modo, contribuir tanto para a formação do aluno como sujeito crítico diante dos vários discursos presentes nos textos como para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas necessárias a um proficiente ato de leitura e escrita. A desconstrução e reformulação dos discursos sexistas presentes nas músicas analisadas pelos alunos foi realizada através de atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO, 2002; 2003). A pesquisa empreendida pautou-se, principalmente, na perspectiva dialógica de BAKHTIN (2000) que aborda os enunciados como situações reais de uso da língua, materializado nos tipos relativamente estáveis de enunciados. Tomamos também como fundamentação teórica as contribuições sobre o sujeito- leitor, num viés sociointeracionista do discurso (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); estudos acerca do letramento (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) e estudos das relações de gênero (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010). Este trabalho apresenta a contextualização, o desenvolvimento e o produto final de um projeto de intervenção de Língua Portuguesa, partindo de uma experiência executada em uma escola pública municipal, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em São Domingos – PB. A aplicação das oficinas de leitura e debate resultou na produção de um livro que traz atividades que integram a temática de gênero ao trabalho com o discurso e a música funk na aula de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleParódia e gênero no Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras de Funk.pt_BR
dc.date.issued2016-11-23-
dc.description.abstractOur research had as main focus to propose the reformulation of the sexist speeches present in some lyrics of funk music from the production of a textual/discursive genre of parody. And, in this way, contribute both to the formation of the student as a critical subject before the several speeches present in the texts as well as for the development of the linguistic and discursive skills necessary for a proficient act of reading and writing. The deconstruction and reformulation of the sexist discourses present in the songs analyzed by the students was performed through retextualization activities (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO, 2002; 2003). The research undertaken was based mainly on the dialogical perspective of BAKHTIN (2000), which addresses the statements as real situations of language use, materialized in the relatively stable types of statements. We also took as theoretical basis the contributions on the subject-reader, in a socio-interactionist bias of discourse (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); studies on literacy (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) and studies of gender relations (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010) This work presents the contextualization, development and final product of a Portuguese Language intervention project, starting from an experience carried out in a municipal public school, with the students of the 9th year of Elementary School, in São Domingos - PB. The application of the reading and debate's workshops resulted in the production of a book that brings activities that integrate the gender thematics to the work with the speech and the funk music in the Portuguese Language class. KEYWORDS: Parody; Retextualization; Gender; Funk; Speech.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9417-
dc.date.accessioned2019-11-22T14:35:45Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2019-11-22T14:35:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectText Genrept_BR
dc.subjectParodypt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Iskaime da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeParody and gender in Elementary School II: discussing images of women from the retextualization of Funk's lyrics.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Iskaime da Silva. Paródia e gênero do Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras funk. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISKAIME DA SILVA SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2016.pdfIskaime da Silva Sousa - Dissertação PROFLETRAS.2016.7.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.